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Alpha Serviços: Conheça o significado dos sinais exibidos nos carros
É importante estar familiarizado com as luzes de alerta presentes no painel de instrumentos para identificar possíveis falhas e danos
Luz do freio: indica que o freio de mão está acionado. Pode apontar um mal funcionamento
devido a desgastes de componentes ou falhas no sistema. A luz é vermelha porque
existem riscos de o freio não funcionar adequadamente.
Luz de
temperatura do motor: acende quando há aumento da temperatura do motor e,
eventualmente, sinais de problema no sistema de resfriamento. “Se esta luz
aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou
vapor saindo pelo capô”, explica Valêncio. Nesta situação, primeiro, pare o
veículo o mais breve possível e espere o motor esfriar. Em seguida, verifique o
nível do fluido de arrefecimento, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se
o ventilador do radiador está funcionando corretamente. Havendo necessidade,
procure o mais rapidamente possível uma oficina mecânica, para verificar e
reparar eventuais falhas ao sistema.
Luz do óleo: avisa sobre falha no
sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de
pressão. “Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação,
teremos desgaste acentuado das peças móveis e aumento da temperatura, que pode
fundi-lo”, alerta Valêncio.
Luz de carga da bateria: é exibida na
ocorrência de problemas na bateria do carro. “Também pode indicar
inconvenientes no sistema elétrico e falta de carregamento de energia pelo
alternador. Caso permaneça acesa, poderá dificultar a próxima partida do motor”,
informa o técnico da Delphi.
Luz dos airbags: mostra que o sistema
de segurança passivo do airbag poderá apresentar falhas em caso de acidente. “É
muito importante ficar atento neste ponto. Se a luz acender, deve-se procurar
uma oficina.”
Luz de reserva do tanque de
combustível: ela indica que o tanque de combustível está na reserva e que o
veículo tem apenas alguns quilômetros de autonomia. “Quando isso acontece
frequentemente, a temperatura de trabalho da bomba de combustível é elevada,
devido ao menor volume de combustível para auxiliar na refrigeração da peça”,
relata o especialista. “Isso também pode reduzir a vida útil do catalizador.”
Luz da injeção
eletrônica: é um alerta sobre algum defeito no motor. “Não é possível
especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veículo pode apresentar
falhas no funcionamento, alto consumo de combustível e elevação dos níveis de
emissão”, avalia Valêncio. O técnico também explica que caso a luz acenda após
o abastecimento, a central eletrônica pode não ter reconhecido o novo
combustível, ou ele tem baixa qualidade. “Se a luz permanecer acesa mesmo após
o abastecimento em um posto de combustível de confiança, é importante buscar o
auxílio de uma oficina para análise corretiva do sistema.”
Luz do ABS (Antilock
brake system): desde 2014, símbolo obrigatório em veículos novos vendidos no
Brasil. O sistema é responsável por evitar o travamento das rodas em uma
frenagem de emergência. É importante ficar atento se o ABS apresenta alguma
irregularidade, que poderá ocasionar falhas na frenagem.
Luz do EPS (Electric Power Steering):
trata-se de um sistema de direção com assistência elétrica, permitindo maior
maciez ao movimentar o volante. “Caso apresente algum problema, a direção não
deixará de funcionar, mas perderá a assistência”, afirma Valêncio. “A falta
desse auxílio dificultará manobras e a própria condução do veículo.”
Luz do ESC (Electronic Stability
Control): Valêncio explica que o ESC, também conhecido como ESP, é o controle
de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores, como o de velocidade
de cada roda e o de posição do volante para manter o veículo em sua trajetória,
fazendo a distribuição da frenagem em cada roda. “A luz acende quando o veículo
é ligado e se apaga após alguns segundos”, diz. “É um sistema de segurança
ativo, porém, se luz permanecer acessa continuadamente, significa que há algum problema”.
O sistema pode ser desativado por meio de um botão no painel. Uma luz indicará
que ele está desligado. Entretanto, o técnico recomenda esta ação apenas quando
o motorista estiver em um terreno de baixa aderência, como areia, cascalho ou
terra, para facilitar a movimentação inicial do veículo.
Luz do imobilizador:
representa uma falha de comunicação entre a chave de ignição eletrônica e a
antena instalada no miolo da chave. A antena informa para a central se a chave
é a correta. Os desenhos deste símbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro
com uma chave ou um cadeado. “Caso esteja acesa, pode dificultar a partida. O
correto é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”,
sinaliza Valêncio.
Indicador de aquecimento de
combustível: surge no painel quando o sistema de partida a frio está ativo e
aquecendo o combustível. O tempo que a figura permanece ligada pode variar de
acordo com a condição da bateria e a temperatura do ar e da água. “O sinal se
apaga quando a partida do motor é liberada. Se continuar aceso, mesmo depois do
aquecimento do motor ou durante a condução do veículo, pode indicar uma falha
no sistema”, avisa Valêncio.