Connect with us

Serviços

Alpha Serviços: Confira dicas de segurança durante as altas temperaturas do verão

Published

on



Para quem vai pegar a estrada é importante ficar atento com a manutenção para o alto desempenho dos pneus


Com a chegada do verão, é importante uma adequada manutenção dos pneus para garantir viagens seguras e tranquilas durante a temporada quente, uma vez que são componentes de extrema importância para o desempenho e performance do veículo.

“Durante o verão, é crucial manter os pneus em boas condições para garantir viagens seguras e sem problemas. Recomendamos fortemente a verificação regular da pressão e condição dos pneus, além de manter a manutenção do veículo em dia para enfrentar as altas temperaturas com tranquilidade”, comenta Hugo Terazaki, Gerente técnico de engenharia pós-venda da Dunlop Pneus.

Pensando nesse cenário, preparamos algumas dicas importantes para garantir a eficiência dos pneus e evitar imprevistos:

Verifique a pressão dos pneus regularmente

Aumentos de temperatura podem influenciar a pressão dos pneus. Certifique-se de verificar e ajustar a pressão de acordo com as recomendações do fabricante do veículo, para garantir conforto, estabilidade, tranquilidade para transportar pessoas e bagagens e conduzir com uma aderência adequada à estrada.

Pneus com baixa pressão de ar aquecem rapidamente e podem se danificar, exigindo sua imediata substituição. O excesso de pressão, por outro lado, torna o pneu muito rígido e num impacto, pode romper-se facilmente. Vale sempre o bom senso e a observância do que define o fabricante do seu carro.

É importante que esta verificação da pressão dos pneus seja realizada sempre com os pneus frios, ou seja, o ideal é verificar logo pela manhã no local mais próximo a sua residência que possua equipamento disponível.

Atente-se ao estado de desgaste e danos nos pneus

Altas temperaturas podem afetar a durabilidade dos pneus. O calor acelera o desgaste e torna os pneus mais suscetíveis a danos por impacto e a cortes, tornando a inspeção visual uma prática essencial para identificar qualquer problema potencial. 

Aproveite as paradas para observar se não há pedras e outros objetos cortantes incrustados nos sulcos, que podem provocar cortes que rompem o pneu. Remova tudo para garantir a durabilidade do produto.

Confira o sistema de arrefecimento do veículo

Checar o nível de líquido de arrefecimento é crucial durante os meses mais quentes do ano. Isso porque ele tem a função de resfriar o motor, mantendo-o em uma temperatura entre 90ºC a 100ºC – faixa considerada ideal.