Connect with us

Notícias

SpOTTO monitora equipamentos de fabricação no BMW Group

Published

on

Cão-robô SpOTTO monitora equipamentos de fabricação no BMW Group

O BMW Group levou um robô de quatro patas chamado SpOTTO para sua fábrica em Hams Hall, no Reino Unido, para examinar, dar suporte à manutenção e garantir que os processos de produção ocorram sem problemas.

“O ambiente de trabalho na fábrica de Hams Hall é adequado para inspeções industriais usando um robô quadrúpede como o SpOTTO. O robô pode facilmente assumir a realização de várias tarefas de monitoramento repetíveis, para que a equipe da fábrica possa se concentrar na manutenção. Estamos orgulhosos da forma como o robô foi integrado à fábrica”, explica Marco da Silva, Head de Desenvolvimento de Produtos Spot da Boston Dynamics.

SpOTTO coleta dados para gêmeo digital totalmente conectado da fábrica oferecendo suporte à manutenção

Cão-robô SpOTTO monitora equipamentos de fabricação no BMW Group

Equipado com sensores visuais, térmicos e acústicos, o SpOTTO é implantado em vários casos de uso exclusivos: Por um lado, ele coleta dados valiosos para o gêmeo digital da fábrica; por outro, serve como um cão de guarda, supervisionando a manutenção das instalações de produção.

O SpOTTO desempenha um papel fundamental na criação e no refinamento do gêmeo digital totalmente conectado da fábrica. O gêmeo digital opera em três níveis: No primeiro nível, são geradas representações em 3D de toda a fábrica.

O segundo nível compreende uma grande camada de dados na qual o cão robô autônomo, as instalações de produção e os sistemas de TI da fábrica alimentam todas as informações relevantes.

Advertisement

No terceiro nível – o nível do aplicativo – programas dedicados classificam os dados coletados em unidades compreensíveis e rastreáveis. É a combinação desses três níveis que torna o gêmeo digital totalmente conectado único. Usando aplicativos, os especialistas da Plant Hams Hall podem agora avaliar e utilizar esses dados. Exemplos de aplicações incluem garantia de qualidade e planejamento de produção.

Graças aos seus sensores visuais, térmicos e acústicos, o SpOTTO é capaz de realizar várias tarefas de manutenção. Por exemplo, ele monitora a temperatura do equipamento de fabricação e reconhece imediatamente se uma instalação está funcionando muito quente – um sinal precoce de possível falha. Na fábrica do BMW Group em Hams Hall, o SpOTTO também é especializado em identificar vazamentos nas linhas de ar comprimido usadas na produção. Como o ar comprimido requer uma quantidade substancial de energia, a detecção rápida de vazamentos pode reduzir o consumo de energia.

O SpOTTO foi criado pela Boston Dynamics com o nome de produto “Spot”. É um robô ágil, pequeno o suficiente para ser usado em ambientes internos, que sobe escadas e atravessa terrenos acidentados com facilidade.

O “Spot” foi renomeado SpOTTO na fábrica Hams Hall, em homenagem ao patrimônio da fábrica de motores britânica. Gustav Otto foi um dos fundadores da BMW e filho de Nicolaus Otto, inventor do motor de combustão interna de quatro tempos. Em 2023, mais de 400.000 motores foram produzidos na fábrica de Hams Hall, que, juntamente com a SpOTTO, também emprega cerca de 1.600 pessoas.

Antes da introdução do SpOTTO na fábrica, uma equipe dedicada testou as atividades para as quais o cão-robô seria adequado em um processo de desenvolvimento de um ano. Outros usos potenciais estão sendo testados atualmente no Technical Basement da fábrica: Isso inclui a leitura de controles operacionais analógicos ou a execução de sequências complexas de movimentos que tornam o robô de quatro patas ainda melhor no acesso a áreas de produção de difícil acesso. Além de Hams Hall, outras fábricas do BMW Group também estão testando o uso de cães robóticos.

Advertisement

Copyright © desde 2013 Alpha Autos