Connect with us

Notícias

Toyota alcança marca histórica na operação brasileira

Published

on

Toyota alcança marca histórica na operação brasileira

A Toyota comemora um marco significativo na sua operação brasileira, registrando um dos melhores resultados na história de suas exportações. Desde o início das operações para outros países em 1999, a fabricante fechou o primeiro quadrimestre de 2024 somando mais de 700 mil veículos exportados.

“Estamos orgulhosos de atingir essa marca histórica de mais de 700 mil veículos exportados ao longo desses 25 anos. Este é um reflexo do compromisso da Toyota com a excelência e a inovação. Essa conquista demonstra o quanto acreditamos no Brasil e seguimos determinados a continuar essa jornada, contribuindo para o crescimento econômico do país e fortalecendo a indústria automotiva”, destacou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Toyota teve 700 mil veículos exportados no período de 25 anos

Com números expressivos e um histórico de sucesso, a Toyota se consolidou como a maior exportadora de veículos do Brasil, contribuindo significativamente para a economia brasileira e demonstrando a força da marca no mercado nacional e internacional. A qualidade dos produtos, competitividade, logística eficiente e a imagem positiva da marca são alguns dos fatores que também contribuem para todo esse desempenho.

Os anos de maior desempenho foram os de: 2019 com 100 mil unidades exportadas; 2018 – 90 mil; 2014 – 83 mil; e, um novo recorde em 2023, depois dos anos de baixa da pandemia, exportando 82.419 unidades.

Desde o início da série histórica, em 2013, diversos fatores contribuíram para que a Toyota alcançasse a liderança nas exportações. O diretor comercial da companhia, José Ricardo Gomes, ressalta que “foram realizados diversos investimentos nos mercados regionais, que trouxeram um aumento de produtos em seu line-up, principalmente de modelos que mais se adequa à realidade da América Latina, como o Etios, Yaris e o Corolla Cross”.

Advertisement

A partir de 2013, houve um forte movimento de exportação do Etios, principalmente para a Argentina. Em 2018, teve início a produção do Yaris nas versões hatchback e sedã. Já no ano de 2019, a empresa mostrou novamente seu pioneirismo com o lançamento do primeiro veículo híbrido flex do mundo, fabricado exclusivamente no Brasil, o Corolla Sedã. Em 2021, a Toyota elevou ainda mais a barra ao introduzir o Corolla Cross, o primeiro SUV híbrido flex do mercado. Este lançamento não apenas demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade, mas também abriu as portas para uma nova era de exportações, atendendo a mais de 22 países da América Latina e Caribe.

Depois de um período de baixa, devido a pandemia, a Toyota voltou a bater recordes em 2023. Segundo dados divulgados pela Anfavea, a fabricante deteve a maior fatia do mix de embarques do setor, alcançando uma participação de 22% nas exportações no ano passado.

O sucesso das exportações foi impulsionado pelo Corolla Cross, que respondeu por mais de um terço do total das exportações da marca, com 31,7 mil unidades. Seguindo de perto, os modelos Etios, Corolla e Yaris, com um embarque combinado de 28,6 mil unidades.

Somadas todas as produções nas unidades da Toyota (Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba) em São Paulo, foram produzidos em 2023 um total de 212.385. A fabricante exportou 40% de toda a produção no ano passado. Com esse volume, a Toyota segue líder entre as montadoras que mais exportam no país.

Advertisement

Copyright © desde 2013 Alpha Autos