Uber e 99 deixam de ser unanimidade no Brasil
Notícias

Uber e 99 deixam de ser unanimidade no Brasil

Uber e 99 deixam de ser unanimidade no Brasil

Nos últimos anos, o mercado de aplicativos de transporte tem sido dominado por gigantes como Uber e 99. No entanto, uma tendência se consolida: o crescimento dos apps de transporte regionais, que oferecem uma variedade de benefícios e oportunidades tanto para motoristas quanto para empreendedores locais.

“Em áreas turísticas, por exemplo, alguns aplicativos oferecem passeios personalizados, destacando pontos e experiências exclusivas, o que atrai tanto os visitantes quanto os motoristas locais interessados em ganhar mais”, comenta Tatiana Bonifácio, gerente de marketing da Gaudium.

Uber e 99 têm dado espaço a plataformas locais de corridas por aplicativo

Para se ter uma ideia, somente em 2022, aplicativos como esses movimentaram quase R$ 1 bilhão, de acordo com o levantamento realizado pela Gaudium.

A escolha dos usuários por outras empresas torna-se ainda mais evidente quando se considera o alto número de queixas atualmente dirigidas à Uber, por exemplo. Apenas no site Reclame Aqui, a Uber acumula mais de 42 mil reclamações, das quais mais de 38 mil não foram sequer respondidas. Os números representam menos de 50% das queixas atendidas, resultando em uma má reputação da plataforma.

Enquanto os gigantes do setor oferecem uma abordagem ampla e generalizada, os apps de transporte regionais estão focando em nichos específicos, adaptando seus serviços às necessidades locais e entendendo melhor o conceito de experiência do usuário.

Os apps de transporte regionais conseguem estabelecer parcerias estratégicas com empresas e estabelecimentos locais para oferecer benefícios exclusivos aos motoristas e passageiros. Isso pode incluir descontos em postos de gasolina, restaurantes ou estacionamentos, favorecendo usuários e prestadores de serviço.

“Essa abordagem visa criar um ecossistema mais interligado, onde todos saem ganhando: desde os motoristas, que têm mais oportunidades de trabalho, até os estabelecimentos locais, que aproveitam aumento do fluxo de clientes, e os usuários, que ganham descontos”, pontua Bonifácio.

Ao contrário das empresas globais, os aplicativos de transporte regionais têm um forte foco na comunidade e na economia local. Eles podem investir em programas de apoio aos motoristas, como treinamento e suporte técnico, o que fideliza e acolhe os trabalhadores, muitos dos quais tiveram experiências negativas em plataformas multinacionais.

“O verdadeiro potencial de crescimento reside na capacidade de encorajar o empreendedorismo local. Essa abordagem contribui para a criação de empregos e para o desenvolvimento econômico de forma mais ampla”, finaliza Bonifácio.