Notícias
One Equity Partners se tornará acionista majoritária da Comau
A Comau está passando por mudanças executivas. A Stellantis N.V., uma das maiores montadoras e provedoras de mobilidade do mundo, e a OEP – One Equity Partners, uma empresa de private equity de médio porte, anunciaram hoje que a OEP assinou um acordo vinculativo para fazer um investimento majoritário na Comau S.p.A., uma empresa global de tecnologia especializada em automação industrial e robótica avançada.
“A Comau se posicionou como um player reconhecido no campo de soluções de automação nos últimos 50 anos. Esta transação planejada foi projetada para ajudar a Comau a alcançar autonomia e fortalecer ainda mais seu sucesso no apoio a todas as suas partes interessadas, especificamente para seus funcionários e clientes. Também dá à Stellantis a capacidade de se concentrar nas principais atividades de negócios na Europa”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Stellantis continuará sendo acionista minoritária ativa da Comau
A cisão da Comau faz parte do acordo estratégico estabelecido durante a fusão entre a antiga FCA e o Groupe PSA em janeiro de 2021 que formou a Stellantis N.V. Os termos financeiros da transação privada não foram divulgados.
“A Comau é uma empresa de automação industrial de ponta com tecnologia robótica de primeira linha que tem um tremendo potencial de crescimento. Temos profunda experiência na execução de transações corporativas complexas e acreditamos que temos os recursos para ajudar a posicionar a Comau como um negócio autônomo de sucesso”, explicou Ante Kusurin, sócio da One Equity Partners.
O presidente executivo Alessandro Nasi e o CEO Pietro Gorlier manterão suas responsabilidades, assim como a equipe executiva.A Comau tem presença local em todas as regiões e uma rede global que é fortalecida por sua continuidade de negócios e liderança.
Como uma empresa autônoma, a Comau pode identificar e buscar novas oportunidades e investimentos de forma independente. Espera-se que a transação seja concluída até o final de 2024 e está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento.
A cisão da Comau faz parte do acordo estratégico estabelecido durante a fusão entre a antiga FCA e o Groupe PSA em janeiro de 2021 que formou a Stellantis N.V.
“Em seus mais de 50 anos de história, a Comau demonstrou consistentemente a capacidade de transformar seus negócios, tecnologia e abordagem à inovação. Esta operação é consistente com o plano estratégico da Comau, que visa expandir seus negócios para além do setor automotivo, visando o crescimento da demanda global por automação industrial. Isso também consolidará a posição da empresa como um forte líder internacional em seu setor, mantendo sólidas raízes italianas”, finalizou Pietro Gorlier, CEO da Comau.
