Serviços
20% dos motoristas descobrem multas somente na hora do licenciamento
As infrações de trânsito cometidas em unidades da Federação que diferem do registro de licenciamento do veículo, são chamadas de multas Renainf – Registro Nacional de Infrações de Trânsito. Ou seja, acontecem quando o carro transita em um estado diferente daquele de onde foi registrado.
Muitas vezes, por falta de cadastro atualizado, a notificação das multas não chega para o motorista
Mas, muitas vezes, por falta de cadastro atualizado, a notificação não chega para o motorista. De acordo com dados levantados pelo Gringo, quase 20% dos motoristas possuem multas Renainf e só tomam conhecimento na hora de pagar a taxa de Licenciamento do veículo.
“O nosso Super App identifica o bloqueio faz a busca, emite o documento para pagamento, e após ocorrer a compensação e a baixa no sistema Renainf, o Gringo segue com o trâmite do licenciamento. Tudo isso em um só lugar e apoiando a nossa essência de ser o melhor amigo do motorista”, explica Gustavo Goldenberg, líder de produto no Gringo.
O processo de pagamento dessas multas nem sempre é simples, já que as notificações podem não chegar e as plataformas de consultas são específicas. O que faz com que, muitas vezes, o condutor perca o prazo de pagamento por tomar conhecimento da infração tardiamente.
Licenciamento 2024
O licenciamento veicular é um processo obrigatório pelo qual os proprietários de veículos como carros, motos e caminhões, obtêm a autorização para operar legalmente nas vias públicas. O pagamento é obrigatório para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Cada região do Brasil possui seus próprios prazos e pode ter regras diferentes. Os motoristas que não estiverem com o CRLV atualizado estão sujeitos a multa de R$ 293,47 e penalização na CNH de sete pontos por infração gravíssima, com risco de apreensão do automóvel.