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Inovação e segurança marcam nova fase dos caminhões Scania
A Scania anunciou significativas inovações nos seus caminhões rodoviários, que serão lançadas a partir de abril de 2025. O destaque é a sétima geração eletrônica, que promete elevar os padrões de segurança e tecnologia no setor automotivo. Esse avanço inclui rastreamento, uma nova arquitetura eletrônica e atualizações no sistema de Assistência Avançada ao Motorista (ADAS).
Scania introduz avanços nos modelos rodoviários a partir de abril de 2025
Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, mais de 70% dos acidentes são causados por distração humana. Com a nova geração eletrônica, sensores avançados serão capazes de detectar veículos, ciclistas e pedestres, trabalhando em conjunto com dados de comportamento do motorista para prever condições de risco e alertar o condutor e o gestor de frota.
A partir de abril de 2025, todos os caminhões Scania sairão de fábrica equipados com a sétima geração eletrônica. Esta nova tecnologia inclui um módulo que permite o envio de dados para rastreamento, monitoramento e imobilização do caminhão. Através desta inovação, será possível enviar dados do caminhão a gestoras de risco e centrais de monitoramento, permitindo que alertas sejam emitidos aos motoristas em tempo real.
Exemplos práticos desta tecnologia incluem o envio de dados como acionamento do limpador de para-brisas, indicando condução em regime chuvoso, e gerando um alerta para a redução de velocidade. Outro exemplo é o sinal de abertura de portas, que pode indicar a presença de um estranho no caminhão, possibilitando o bloqueio total do veículo.
Os novos caminhões Scania contarão com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, disponível em dois modos de visualização: completo e minimal. O modo completo apresenta informações detalhadas sobre o caminhão e o implemento, enquanto o modo minimal exibe apenas os dados essenciais para a operação, ideal para viagens noturnas.
Inovação e segurança marcam nova fase dos caminhões Scania
A nova arquitetura eletrônica também traz cibersegurança, protegendo os dados de motoristas, empresas e gestores contra-ataques de hackers. Além disso, será possível realizar atualizações remotas (Over The Air), aumentando a disponibilidade do veículo sem a necessidade de deslocamento até a concessionária Scania.
O sistema ADAS, tradicional em caminhões Scania, recebeu melhorias significativas. Com a nova arquitetura eletrônica, todos os sensores ativos foram aprimorados. As atualizações incluem um Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista mais preciso, Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral, e um Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus integrado ao painel digital.
A nova geração do ADAS também incorpora novas funções, como Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Frontal, Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Traseiro, e um Sistema de Informação de Velocidade da Via. Estas funcionalidades aumentam a segurança, detectando pedestres, animais e objetos menores, e alertando o motorista em caso de risco.
A Scania desenvolveu uma nova interface para agilizar a instalação de rastreadores, bloqueadores e câmeras, mantendo a qualidade e garantia de fábrica. Essa integração permite que os equipamentos de rastreamento e monitoramento das empresas parceiras, como Autotrac, Michelin Connected Fleet (Sascar), Omnilink, Ravex, SIGhRA, Maxtrack e Trucks Control, façam parte da arquitetura eletrônica original do caminhão.
Os dispositivos são integrados à rede CAN do caminhão, tornando-se parte do sistema original. Caso sejam removidos, o caminhão será imobilizado automaticamente. Gallao ressalta que a Scania está inovando para tornar seus caminhões os mais seguros e conectados do mercado, integrando tecnologia, segurança e a possibilidade de equipar novos acessórios sem comprometer o veículo.