Pesados
Mercedes-Benz expande linha Accelo no mercado brasileiro
A Mercedes-Benz anunciou a ampliação de sua linha Accelo, linha de caminhões leves e médios que inclui agora os modelos 917, 1117 e 1417 6×2, voltados tanto para o transporte urbano quanto para curtas distâncias intermunicipais e operações em zonas rurais.
Caminhões Accelo atendem o transporte urbano, curtas distâncias intermunicipais e operações em zonas rurais
Com essa atualização, a marca alemã busca consolidar sua posição no mercado brasileiro, oferecendo veículos com design moderno, maior capacidade de carga e tecnologias avançadas, projetados para atender a um leque ampliado de aplicações e manter o legado de modelos como os clássicos “Mercedinhos”.
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, a nova geração Accelo conta com design futurista e diversas inovações em capacidade de carga, tecnologia e configurações.
A família Accelo, que há duas décadas é sucesso no Brasil, já ultrapassou 96 mil unidades emplacadas e, de acordo com Ferrarez, deve atingir 100 mil unidades até o final deste mês. “A renovação robusta da linha coincide com essa marca expressiva e celebra o histórico de sucesso do Accelo no país”, afirma o executivo.
A nova linha oferece os modelos 917, 1117 e 1417 6×2, que operam nas faixas de Peso Bruto Total (PBT) de 9, 11 e 14 toneladas, respectivamente, ampliando a capacidade de carga em até 1,2 tonelada. Entre os lançamentos, o modelo 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios de 11 toneladas.
Mercedes-Benz expande linha Accelo no mercado brasileiro
Já o Accelo 1417, com PBT de 14 toneladas, se destaca por oferecer capacidade de carga superior à de seus concorrentes diretos, além de ser projetado para operações urbanas, onde seu porte e baixo custo operacional fazem a diferença.
Os novos caminhões Accelo mantêm o motor Mercedes-Benz OM 924 LA, com potência de 163 cavalos e torque máximo de 610 Nm. Esse motor, já utilizado em modelos como o Atego, foi atualizado com um novo mapa de injeção de combustível e aprimoramentos no gerenciamento térmico, o que proporciona até 3% de economia no consumo, dependendo da aplicação.
Outra novidade são as transmissões manuais Eaton e automatizadas Mercedes-Benz, que garantem maior eficiência e desempenho. O modelo automatizado, MB G 90 PowerShift, de 6 velocidades, é oferecido como opcional nos modelos 1117 e 1417, reforçando a proposta de um caminhão versátil e com desempenho elevado. Todos os câmbios vêm com preparação para tomada de força e configuração específica para facilitar o uso dos equipamentos.
Ferrarez observa que, com as novas capacidades, o Accelo 1417 é capaz de atender nichos como transporte de água e combustível em tanques maiores, de até 10 mil litros, e pode operar em setores que demandam transporte de produtos de alta densidade, como congelados, líquidos e materiais de construção. A versatilidade da linha também se reflete na maior plataforma de carga do mercado, com até 40 centímetros de comprimento a mais que os concorrentes.
A nova linha Accelo se destaca pelo design, que combina elementos futuristas com referências aos clássicos da marca. Inspirado em modelos recentes da Mercedes-Benz, como o Actros L e o eActros elétrico, o visual do Accelo é marcado por linhas modernas e pela grade dianteira preta, que remete à tradição da marca no Brasil. A grade traz ainda a emblemática estrela de três pontas e frisos cromados, que, além de agregarem ao visual, mantêm a eficiência aerodinâmica e o arrefecimento do motor.
O conjunto óptico em LED aumenta a segurança, proporcionando uma iluminação mais eficaz e vida útil de até 30% maior que as lâmpadas halógenas. A cabina, oferecida em versões Curta e Estendida, também foi renovada para garantir maior conforto e ergonomia aos motoristas, com itens que facilitam o trabalho, como console para objetos e volante ajustável.
Para suportar as novas capacidades de carga, eixos e suspensões foram reforçados, aumentando a robustez e durabilidade dos caminhões. A empresa também oferece o “Pacote Robustez”, voltado para operações em terrenos irregulares e que inclui itens como protetores de cárter e tanque de combustível, garantindo maior resistência.
A nova geração Accelo traz ainda tecnologias de segurança, como ABS, Controle Eletrônico de Estabilidade e Assistência de Partida em Rampa, consolidando sua posição como um caminhão seguro e eficiente para o transporte urbano e intermunicipal. Marcos Andrade, gerente de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que o Accelo é um modelo urbano voltado para a convivência nas ruas e com design moderno, que responde às necessidades de transportadores e motoristas.