Outros
Nissan Motorsports e Chris Forsberg apresenta o conceito TARMAC
A Nissan Motorsports, em parceria com a lenda das corridas Chris Forsberg e o Nissan Design America (NDA), anunciou o conceito Frontier TARMAC. Esta picape de alto desempenho foi transformada em um veículo de perfil baixo e performance elevada, revivendo uma era amada na cultura das picapes.
Aparência do conceito Frontier TARMAC reflete seu alto desempenho, com carroceria de fibra de carbono
Chris Forsberg destacou a raridade de picapes de alto desempenho rebaixadas nos dias atuais. “Vinte anos atrás, ter uma picape de alto desempenho era definitivamente algo especial. Eu não construo uma picape rebaixada desde 2003. Parecia divertido e diferente”, afirmou Forsberg.
O projeto do conceito TARMAC começou em 2021, idealizado por Kevin Lutz e Paul Boyer, membros da equipe Nissan Motorsports. A TARMAC é uma homenagem às muscle trucks do passado, apresentando melhorias significativas de desempenho para se adequar à era moderna.
“Este conceito ousado e chamativo foi a maneira perfeita de mostrar alguns dos nossos próximos produtos de desempenho NISMO para a Frontier”, disse Boyer, gerente de projeto do conceito TARMAC. Projetado para desempenho em ruas, possui uma enorme potência nas rodas traseiras.
Forsberg adicionou uma superalimentação refrigerada a água ao motor V6 de 3,8 litros, além de um protótipo de admissão de ar frio NISMO de fibra de carbono e escapamento de alto desempenho. A potência da TARMAC foi aumentada para 440 cavalos e 55,2 kgfm de torque. Os freios NISMO incluem rotores flutuantes e ranhurados de duas peças, proporcionando extrema potência nas frenagens. Há duas pinças na parte traseira, sendo uma ligada a um freio de mão personalizado para drifting.
Nissan Motorsports e Chris Forsberg apresenta o conceito TARMAC
A modificação mais marcante está na suspensão: a Nissan Motorsports desenvolveu uma versão personalizada da suspensão de rua de alto desempenho NISMO, com amortecedores semiestruturais ajustáveis na frente e um kit flip e entalhe em C na traseira.
A aparência do conceito reflete seu alto desempenho, com carroceria de fibra de carbono, incluindo spoiler traseiro, cobertura do capô e para-lamas ultra largos, tornando a carroceria 4 polegadas mais larga do que uma Frontier regular. A pintura Afterburn Orange complementa a fibra de carbono. Para colocar toda a potência do TARMAC no asfalto, a picape foi equipada com rodas NISMO personalizadas de fibra de carbono de 20 polegadas e pneus Yokohama Advan 315/35.
Internamente, o conceito possui um volante exclusivo de fibra de carbono e bancos Recaro revestidos com estofamento personalizado para complementar o exterior laranja. Graças ao novo freio de mão manual, o freio de estacionamento regular foi removido.
A equipe de Forsberg colaborou com os designers da NDA em San Diego, que forneceram feedback sobre as principais modificações na postura e na carroceria da picape. O desenvolvimento do carro-conceito durou seis meses.
Hiren Patel, gerente sênior de design exterior da NDA, aconselhou Forsberg na construção personalizada. Patel, que trabalhou anteriormente na Frontier da geração atual, aplicou sua vasta experiência com picapes e SUVs para ajudar a reinventar esta Frontier como um conceito pronto para as pistas.
“Ver o veículo no meio da construção dá uma ótima ideia do seu potencial, mas também é impressionante ver a quantidade de trabalho e consideração investidos nele”, disse Patel.
Chris Forsberg tem uma longa parceria com a Nissan, que começou em 2003. Desde então, competiu em inúmeros eventos com veículos Nissan, muitos dos quais personalizados por sua equipe. Mais recentemente, colaborou com a NISMO Off Road para criar a Frontier Forsberg Edition.
O conceito TARMAC reflete a paixão de Forsberg por desempenho e seu relacionamento com a Nissan Motorsports. Forsberg espera que o conceito lembre as pessoas da diversão prática das picapes muscle, enquanto apresenta essa ideia aos motoristas mais jovens.