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Renault quer melhorar a experiência do cliente no pós-venda
A Renault do Brasil anunciou o lançamento do programa Pós-Vendas 4.0, que será implementado em toda a rede de concessionárias até o final do ano. O programa tem como objetivo principal melhorar a experiência do cliente, focando em três pilares: digitalização dos processos de atendimento, eliminação de papel, e documentação 100% digital.
Programa Pós-Vendas 4.0 será implementado em toda a rede de concessionárias até o final do ano
Arnaud Mourebrun, diretor de pós-vendas da Renault do Brasil, destaca que o programa representa uma completa reestruturação do modelo de pós-vendas, trazendo mais agilidade, transparência e simplificação dos processos.
O programa reflete o compromisso da Renault com a inovação e a sustentabilidade, oferecendo um serviço mais eficiente e transparente para os clientes. Com a digitalização completa dos processos, a marca busca proporcionar uma experiência de pós-venda superior, alinhada com as expectativas dos consumidores modernos
A implementação do Pós-Vendas 4.0 foi realizada em três fases, abrangendo toda a jornada de atendimento ao cliente, desde o agendamento e recepção, execução do diagnóstico e revisão, orçamento complementar, controle de qualidade, até os processos de pré-entrega e entrega. Na primeira fase, foram analisadas as oportunidades de melhoria e otimização dos processos existentes, envolvendo seis concessionárias e 14 áreas da Renault para identificar os pontos de evolução necessários.
Na segunda fase, as melhorias identificadas foram aplicadas para aprimorar os processos nas concessionárias, melhorar o atendimento aos clientes e reduzir o impacto ambiental. Os resultados dessa etapa incluíram a simplificação de 37% dos processos, integração sistêmica de 60% dos formulários e redução de 73% dos documentos impressos. Isso eliminou nove assinaturas de documentos e onze formulários que eram utilizados em atendimentos padrão.
Renault que melhorar a experiência do cliente no pós-venda
Na terceira e última fase, a Renault do Brasil digitalizou toda a operação, passando 100% da documentação para o formato digital, o que aumentou a produtividade e reduziu o uso de papel em mais de 40 toneladas por ano na rede de concessionárias. A digitalização também trouxe outras vantagens, como a redução do tempo de atendimento, economizando tempo para o cliente.
Segundo Mourebrun, com o Pós-Vendas 4.0, o tempo médio de atendimento ao cliente na recepção foi reduzido pela metade, e processos improdutivos na oficina foram eliminados, tornando toda a operação mais ágil.
Os clientes podem revisar orçamentos e aprovar serviços adicionais de forma digital, o que reduz os prazos de aprovação. A digitalização também garante que todos os processos de revisão sejam realizados, com checklists digitais previstos em cada etapa para acompanhar os procedimentos do início ao fim. Ao final do atendimento, o cliente recebe toda a documentação de forma digital, o que aprimora a comunicação e a transparência.