A Toyota lança a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba (SP), iniciativa faz parte do plano de investimento de R$ 11 bilhões até 2030. A fabricante adiantou que além de expandir a capacidade produtiva de veículos e motores, vai introduzir dois novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com o uso de biocombustíveis com expressiva eficiência energética e alta tecnologia.
Toyota lança pedra fundamental de sua nova fábrica de Sorocaba
“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais nossas operações no país. A ampliação da fábrica de Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.
Assim como a fábrica atual, a nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos, com estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar sua capacidade produtiva local, apoiando a expansão das vendas e a exportação para 23 países.
Como resultado do ciclo de investimentos no Brasil, o parque fabril de Sorocaba vai criar 2.000 novos postos de trabalho até 2030. Somente a expansão da fábrica de Sorocaba permitirá a criação de 500 novos postos a partir de 2026. Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.
Introdução de novos modelos eletrificados da Toyota
A expansão do parque fabril permitirá à Toyota introduzir novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex, visando consolidar o protagonismo da marca no país em eletrificação e exportações para diversos países.
O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil.
“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, finaliza Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.