Connect with us

Pesados

Volvo FMX 6×6 opera com hexatrens de 250 toneladas

Published

on

Volvo FMX 6x6 opera com hexatrens de 250 toneladas

A Volvo anunciou que seus novos caminhões FMX 6×6, projetados para transportar cargas de até 250 toneladas, já estão em operação. Esses veículos são utilizados em conjuntos hexatrens, transportando toras de eucalipto em estradas fechadas, dentro de fazendas. Esse é um projeto inovador da engenharia da marca, que busca aumentar a produtividade dessas composições off-road, as maiores em operação no Brasil. As inovações introduzidas permitiram um aumento de 25% na capacidade máxima de carga em comparação à versão anterior, de 200 toneladas.

Volvo FMX 6×6 se destaca pela robustez, alta disponibilidade mecânica e consumo eficiente de combustível

Volvo FMX 6x6 opera com hexatrens de 250 toneladas

Jeseni Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo, explica que os aprimoramentos permitem ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, além de evitar paradas indesejadas por conta de patinação. Segundo ele, o projeto é um passo importante na parceria entre a Volvo e a Suzano, que necessita de soluções customizadas para aumentar a produtividade sem impactar o meio ambiente.

O maior veículo florestal do mundo integra as operações de transporte da Suzano, maior produtora global de celulose de eucalipto proveniente de florestas plantadas. Os 14 hexatrens Volvo FMX 6×6, com motores de 540 cavalos de potência, transportam cargas para a nova fábrica da empresa, localizada em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A unidade começou a operar recentemente e faz parte do Projeto Cerrado, que recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões. O complexo combina alta capacidade de produção com práticas sustentáveis, como o uso eficiente da bioenergia.

Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, destacou a longa parceria com a Volvo. Ele afirmou que a escolha pela Volvo se deu pelo reconhecimento da marca no mercado e pela disposição em desenvolver um veículo com Capacidade Máxima de Tração (CMT) de até 250 toneladas. O desempenho dos caminhões tem sido consistente com as expectativas, trazendo um custo-benefício adequado.

Com essa nova aquisição, a Suzano soma agora 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições possuem 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O aumento da capacidade de carga foi viabilizado por uma nova configuração, que inclui reforços nos eixos e longarinas duplas, além de um novo eixo com tração dianteira. Outra novidade é a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para auxílio de tração em aplicações severas.

Advertisement

Volvo FMX 6×6 opera com hexatrens de 250 toneladas

Volvo FMX 6x6 opera com hexatrens de 250 toneladas

Os hexatrens são utilizados pela Suzano desde 2019, quando foram implantados na Unidade Três Lagoas. Eles operam exclusivamente dentro das fazendas de eucalipto da empresa, contribuindo para reduzir o tráfego nas rodovias. Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a empresa planeja alcançar cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível e menores emissões de CO₂ por metro cúbico de madeira transportada.

O Volvo FMX tem ganhado espaço no segmento vocacional, com aplicações em operações florestais, canavieiras e de mineração. Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo, afirma que o veículo se destaca pela robustez, alta disponibilidade mecânica e consumo eficiente de combustível.