Notícias
BMW X5 inicia nova era de produção eletrificada no Brasil
O BMW X5 marca o início de um novo capítulo na história do BMW Group Brasil e da indústria automotiva brasileira. A planta de Araquari, em Santa Catarina, iniciou oficialmente a produção do novo SUV, o primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul. O lançamento é um marco significativo para a empresa e para a indústria, refletindo avanços em tecnologia e sustentabilidade.
BMW X5 é o primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul
A produção local de um modelo eletrificado no Brasil representa o começo de uma nova era para o BMW Group. O BMW X5 é o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido na América do Sul. A fábrica celebra 10 anos de operações e mais de 100 mil unidades produzidas, consolidando sua importância no cenário industrial brasileiro.
Em outubro, o BMW Group anunciou um investimento de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028 no Brasil, destinado à produção de novos modelos e ao desenvolvimento de tecnologias globais a partir do escritório de Engenharia local. Este aporte reforça o compromisso da empresa com o Brasil e com o desenvolvimento da indústria automotiva no país.
A planta Araquari, inaugurada há 10 anos, é a maior fábrica de carros premium da América do Sul e também produz os modelos BMW Série 3 e BMW X1, líderes de vendas em seus segmentos no Brasil. A produção do BMW X5, com visual que mescla robustez e elegância, é um passo importante para a consolidação da marca no mercado de veículos premium.
O BMW X5 híbrido plug-in é equipado com um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cavalos e um motor elétrico de 197 cavalos, que juntos desenvolvem 489 cavalos de potência e 700 Nm de torque combinados. A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão é de 25,7 kWh, proporcionando um alcance em modo 100% elétrico de até 79 km. A produção segue a demanda do mercado, com um em cada quatro BMWs vendidos no Brasil em 2024 sendo totalmente elétrico ou híbrido plug-in.
BMW X5 inicia nova era de produção eletrificada no Brasil
O BMW Group Brasil foi pioneiro ao comercializar o primeiro carro elétrico no Brasil, o BMW i3, lançado em 2014. Em 2022, a empresa firmou parcerias para reciclagem de baterias e desenvolvimento de estações de recarga utilizando baterias usadas e painéis solares. Essas iniciativas refletem o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação.
A fábrica em Araquari é exemplo de sustentabilidade, com projetos de redução de energia, água e emissão de resíduos. A planta possui 1902 painéis solares e é compensada pela geração de energia eólica no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA). Além disso, iniciativas como o Upcycle Element e o Seal the Deal são reconhecidas por prêmios internos e externos.
Com uma produção anual prevista de 11.000 unidades a partir de 2024, a planta Araquari está preparada para atender à demanda por veículos eletrificados no mercado. A linha de produção flexível da fábrica é um reflexo do compromisso do BMW Group com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil. A produção do BMW X5 híbrido plug-in reforça a liderança da empresa no segmento premium e fortalece seu compromisso com o pioneirismo no Brasil.