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Velocidade, estratégia e contratempos do e-Prix de São Paulo
A equipe da Nissan de Fórmula E abriu as portas de sua operação para uma experiência imersiva durante o e-Prix de São Paulo, marcando o início da temporada 2024/2025 do Campeonato ABB FIA de Fórmula E. Convidado pela escuderia, foi possível acompanhar de perto os bastidores do evento, desde visitas aos boxes até conversas exclusivas com os pilotos Oliver Rowland, Norman Nato, e o piloto reserva Sérgio Sette Câmara. Também esteve presente o diretor geral da equipe, Tommaso Volpe, que ofereceu detalhes sobre a estratégia e os desafios enfrentados pela montadora.
Pilotos e equipe da Nissan enfrentam desafios no e-Prix de São Paulo na abertura da nova temporada da Fórmula E
Além de explorar a estrutura técnica e conversar com engenheiros, a experiência incluiu a observação do processo que transforma o trabalho de meses em uma competição de alta intensidade. A Nissan apresentou um desempenho promissor durante a qualificação, mas penalidades e incidentes na corrida frustraram o potencial de pontuar na etapa inicial do campeonato.
No treino classificatório, Oliver Rowland garantiu a primeira fila, enquanto Norman Nato partiu da sexta posição. Ambos demonstraram bom ritmo inicial, com Rowland assumindo a liderança logo na largada. Contudo, um incidente envolvendo bandeira vermelha e a gestão de potência acabou resultando em penalidades que comprometeram a posição de ambos os pilotos.
Rowland liderou a corrida em diversos momentos e, mesmo após a relargada, retomou a liderança com uma performance sólida. No entanto, uma penalidade por excesso de potência fez com que caísse no grid. Nato enfrentou situação semelhante, recebendo penalidade de drive-through após tentar avançar no pelotão. Ao final, ambos terminaram fora da zona de pontuação, com Rowland em 14º e Nato em 13º, após ajuste pós-corrida.
Segundo o diretor Tommaso Volpe, o desempenho inicial demonstrou o potencial da equipe para o restante da temporada. Ele destacou a necessidade de ajustes na gestão de corrida e nas configurações técnicas para evitar erros similares. “Apesar do resultado, mostramos que podemos competir em alto nível. Nosso foco agora é no México”, declarou Volpe.
Velocidade, estratégia e contratempos do e-Prix de São Paulo
O piloto reserva Sérgio Sette Câmara, em sua primeira experiência oficial com a Nissan, reforçou a visão positiva sobre o desempenho da equipe. Para ele, o ritmo demonstrado foi encorajador, apesar dos contratempos. “A equipe tem potencial para competir entre os melhores. Vamos nos concentrar em transformar esse desempenho em resultados concretos”, comentou.
A Nissan participa da Fórmula E desde 2018 e, na atual temporada, continua a destacar seu compromisso com a inovação e a mobilidade elétrica. A equipe também reforçou sua parceria com a McLaren Racing na era GEN3, utilizando a categoria como plataforma para transferir tecnologia entre as pistas e os carros de rua.
A Fórmula E, por sua vez, segue como pioneira na mobilidade sustentável e no combate às emissões de carbono, promovendo corridas elétricas em circuitos urbanos. Com a nova temporada em curso, a competição reforça sua posição como um espaço estratégico para o desenvolvimento da eletrificação automotiva global.
No e-Prix de São Paulo, as emoções e desafios vividos pela equipe Nissan revelaram as complexidades e oportunidades da Fórmula E, enquanto o campeonato avança em direção às próximas etapas.