Notícias
Confira o que já sabemos sobre o Volkswagen Tayron
O Tayron, novo SUV da marca Volkswagen, será lançado no Reino Unido em 9 de janeiro. Posicionado entre o Tiguan e o Touareg, o modelo tem preços a partir de £39.850 (aproximadamente R$ 253.000) na versão de entrada Tayron Life 1.5 eTSI, com opção de cinco ou sete lugares. As variantes R-Line e R-Line Edition, topo de linha, ultrapassam £50.000 (cerca de R$ 317.500).
Volkswagen Tayron, SUV intermediário, estreia no mercado britânico em janeiro
“O Tayron é um autêutico Volkswagen; sua qualidade está refletida em cada detalhe. É um modelo confortável e prático para o dia a dia, disponível com uma ampla variedade de sistemas de propulsão. Com este novo SUV, estamos expandindo ainda mais nossa gama em um segmento crescente e preenchendo a lacuna entre nosso best-seller, o Tiguan, e nosso SUV de luxo, o Touareg. Estou convencido de que o Tayron fará seu nome e será bem recebido pelos clientes”, afirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, durante a estreia mundial do modelo em outubro de 2024.
O Tayron é produzido em Wolfsburg, Alemanha, e se destaca pelas dimensões ampliadas em relação ao Tiguan Allspace, com 4.792 mm de comprimento, sete centímetros a mais. Esse ganho de espaço reflete-se no conforto dos passageiros na terceira fileira de assentos, além de proporcionar um porta-malas com capacidade de 850 litros com os bancos rebatidos.
O modelo será oferecido em cinco versões no mercado britânico: Life, Match (apenas na versão eHybrid), Elegance, R-Line e R-Line Edition (eHybrid). Entre os itens de série, todas as versões incluem faróis de LED com controle automático de luz alta (Light Assist), nove airbags, ar-condicionado de três zonas e sistema de infoentretenimento com tela de 12,9 polegadas.
Na parte externa, o design do Tayron conta com linhas definidas e uma iluminação marcante. A dianteira possui faróis de LED e um logotipo iluminado da Volkswagen, recurso também presente na traseira com uma barra de LED atravessando o veículo. Este é o primeiro modelo com motor à combustão interna da marca na Europa a contar com logotipos iluminados na dianteira e na traseira.
Volkswagen Tayron, SUV intermediário, estreia no mercado britânico em janeiro
Para maior comodidade, o Tayron oferece recursos como persianas nas portas traseiras e tranca eletrônica de segurança infantil, acionada do lado do motorista. Além disso, o SUV possui capacidade de reboque de 2.400 kg e o sistema Trailer Assist, que facilita manobras com reboques.
Sob o capô, o Tayron terá seis opções de motorização no Reino Unido. Três delas estarão disponíveis a partir de janeiro:
- 1.5 eTSI de 150 cv com câmbio DSG de sete marchas (sete lugares);
- 1.5 TSI eHybrid de 204 cv com câmbio DSG de seis marchas (cinco lugares);
- 1.5 TSI eHybrid de 272 cv com câmbio DSG de seis marchas (cinco lugares).
As demais opções chegam em 20 de fevereiro:
- 2.0 TDI de 150 cv com câmbio DSG de sete marchas (sete lugares);
- 2.0 TSI de 204 cv com câmbio DSG de sete marchas e tração 4MOTION (sete lugares);
- 2.0 TSI de 265 cv com câmbio DSG de sete marchas e tração 4MOTION (sete lugares).
As versões eHybrid contam com bateria de 19,7 kWh, permitindo uma autonomia de até 120 km em modo elétrico (ciclo WLTP). A recarga pode ser feita em até 11 kW em corrente alternada ou 40 kW em corrente contínua, sendo possível carregar de 10% a 80% em 26 minutos.
Entre os sistemas de assistência, o Tayron inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de permanência em faixa e assistente de troca de faixa. O veículo também conta com câmera traseira, assistência de estacionamento Park Assist Plus e alerta de saída, que impede a abertura de portas se houver outro veículo ou ciclista se aproximando.
Os opcionais incluem um display de infotainment de 15 polegadas, teto solar panorâmico, sistema de som Harman-Kardon de 700 watts, bancos de couro com ajustes elétricos, função de massagem e ventilação. Também estão disponíveis faróis IQ.LIGHT HD matrix, assistente de condução Travel Assist e assistente de voz com integração do ChatGPT.
Com o lançamento, a Volkswagen amplia sua linha de SUVs, apostando no segmento intermediário para atender à crescente demanda por veículos com espaço e versatilidade.