Esportes
Defender OCTA se prepara para Dakar e W2RC em 2026
A partir de 2026, a Defender entrará no Rally Dakar e no Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA (W2RC) com um veículo de competição baseado no Defender OCTA. A categoria de participação será a ‘Stock’, destinada a veículos de produção, que estarão sob novas e rigorosas regulamentações. Os veículos de competição terão a mesma robusta arquitetura D7x, transmissão e layout de transmissão do Defender OCTA, reforçando sua durabilidade e força extrema.
Novo veículo de competição será derivado do Defender OCTA
Mark Cameron, Diretor Geral da Defender, destaca que competir no evento de rally-raid mais exigente do mundo será o teste definitivo para o Defender mais extremo já produzido. Ele acredita que o Defender OCTA, com sua alta performance e durabilidade característica, possui as fundações perfeitas para ser um veículo de rally-raid altamente competitivo.
A Defender participará das cinco etapas completas do W2RC com dois veículos de competição, além de inscrever três veículos no evento principal, o Rally Dakar. As novas regulamentações visam tornar a categoria ‘Stock’ significativamente mais competitiva, permitindo que veículos de produção de alto desempenho, como o Defender, demonstrem autenticidade e capacidades extremas.
James Barclay, Diretor Geral da JLR Motorsport, reforça que a participação do Defender no Dakar será um desafio empolgante. Barclay acredita que o alinhamento com a ASO, FIA e outros fabricantes para criar novas regulamentações da categoria ‘Stock’ é um passo positivo. Ele está confiante de que o Defender tem a plataforma certa para mostrar sua capacidade nos maiores desafios do automobilismo off-road.
A robusta arquitetura D7x do Defender OCTA, baseada na construção monocoque de alumínio leve, oferece uma rigidez torcional impressionante, sendo três vezes mais forte que os designs tradicionais ‘body-on-frame’. Essa robustez, juntamente com o design de geometria e cinemática personalizado do Defender OCTA, torna-o a escolha óbvia para o programa de Dakar da Defender.
Defender OCTA se prepara para Dakar e W2RC em 2026
Os veículos de competição preparados especialmente compartilharão a arquitetura, transmissão e layout do Defender OCTA, conforme exigido pelos regulamentos do Dakar e W2RC, destacando sua capacidade imbatível e durabilidade. A potência será fornecida pelo motor V8 biturbo de 4,4 litros do Defender OCTA.
O programa de testes e desenvolvimento do Defender para competições está em andamento. Ele culminará em eventos de teste e no lançamento completo da equipe ainda este ano, antes do Dakar e do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA em 2026.