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Fórmula 1 inicia temporada com novidades nos pneus
O 75º Campeonato Mundial de Fórmula 1 começa neste fim de semana no circuito de Albert Park, em Melbourne, marcando o início de uma temporada com 24 etapas, número recorde na história da categoria. A prova australiana mantém a tradição de abrir o calendário, prática estabelecida desde 1996, com exceção de 2020 e 2021, quando não ocorreu devido à pandemia. A corrida promete ser um importante teste para as equipes, que precisarão lidar com mudanças significativas nos compostos de pneus fornecidos pela Pirelli.
GP da Austrália abre campeonato com recorde de corridas e evolução nos compostos da Pirelli
A fabricante italiana manteve os mesmos três compostos para a rodada inaugural: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio. No entanto, as características desses pneus foram ajustadas para lidar com o aumento das cargas aerodinâmicas dos carros desta temporada. O C4, por exemplo, recebeu modificações para minimizar a granulação — fenômeno que compromete a aderência devido à formação de microfissuras na superfície da banda de rodagem. Já o C3 permanece praticamente inalterado, sendo o mais versátil em termos de equilíbrio e degradação.
Os testes de pré-temporada no Bahrein indicaram que o C3 acumulou mais de dois terços da quilometragem total, fornecendo dados valiosos para as equipes. No entanto, a pista de Albert Park apresenta características distintas, como um asfalto menos abrasivo e um traçado que combina retas rápidas com curvas técnicas. A Pirelli também prepara a estreia do novo Full Wet, pneu para pista molhada, caso a previsão de chuva se confirme, já que o clima em Melbourne costuma ser imprevisível nesta época do ano.
Além das mudanças técnicas, a cerimônia do pódio marcará o início de uma colaboração entre a Pirelli Design e Denis Dekovic. O designer desenvolveu 14 versões exclusivas do Boné de Pódio, inspiradas na cultura dos países que recebem as corridas. Os modelos estarão disponíveis para compra em uma nova plataforma de e-commerce, iniciando com os bonés das três primeiras etapas.
O histórico do GP da Austrália mostra que a estratégia de duas paradas, com o uso predominante do pneu Duro, foi a mais comum no ano passado. A expectativa é que as alterações nos compostos possam influenciar significativamente as estratégias das equipes. McLaren e Ferrari chegam como as equipes mais bem-sucedidas no circuito, com 11 vitórias cada. A Ferrari, atual campeã, busca manter o domínio após vencer duas das últimas três edições em Melbourne.
Fórmula 1 inicia temporada com novidades nos pneus
Com um calendário que visitará cinco continentes até dezembro, a temporada de 2025 promete ser desafiadora tanto pela quantidade de corridas quanto pelas adaptações necessárias aos novos compostos de pneus. A primeira prova em Melbourne será um termômetro importante para avaliar o impacto dessas mudanças.