Notícias
Nova Serra das Araras promete revolucionar logística com velocidade e segurança inéditas

A modernização da Serra das Araras, na BR-116 (Via Dutra), já apresenta resultados com 25% das obras concluídas no primeiro ano. A intervenção busca solucionar um dos maiores gargalos logísticos do país, onde circulam 50% do PIB nacional e mais de 390 mil veículos por mês, 36% deles caminhões.
Obra bilionária avança com geração de empregos e redução de gargalos na Via Dutra
Segundo Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT, a obra representa avanços em mobilidade e segurança. A entrega total está prevista para 2029, mas o primeiro viaduto de 50 metros será finalizado em maio de 2025. A Serra das Araras começa a transformar-se em um exemplo de planejamento e execução eficiente no Brasil.
Conduzido pela CCR RioSP, o projeto prevê a ampliação para oito faixas, instalação de 24 viadutos, rampas de escape, passarelas, iluminação total, sinalização digital e monitoramento por câmeras. A iniciativa inclui ainda asfalto-borracha, PMVs (Painéis de Mensagem Variável) e ações para preservação ambiental. Com essas medidas, a velocidade média deve dobrar, reduzindo o tempo de viagem em até 50% no sentido Rio e 25% no sentido São Paulo.
Nova Serra das Araras promete revolucionar logística com velocidade e segurança inéditas
O investimento de R$ 1,5 bilhão, financiado pelo BNDES e pela maior emissão de debêntures incentivadas do país, já mobiliza mais de 2 mil trabalhadores em 34 frentes de serviço, com previsão de gerar 5 mil empregos diretos e indiretos. Comunidades locais também são beneficiadas com ações sociais, como capacitação profissional e a criação da Praça das Frutas para pequenos produtores.