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Compostos de pneus definidos para próximos GPs da Fórmula 1

A Pirelli anunciou os compostos de pneus que serão utilizados nas próximas três corridas da Fórmula 1, entre o final de maio e meados de junho. Todos os seis compostos homologados para a temporada estarão em uso. Os GPs de Mônaco e Canadá contarão com os pneus mais macios, enquanto Barcelona terá a opção mais dura.
Pirelli divulga seleção de pneus para Mônaco, Canadá e Espanha com impacto direto na estratégia das equipes
A decisão de utilizar os compostos C4, C5 e C6 nos dois circuitos de rua segue uma estratégia definida pelo fornecedor. O C6, homologado no final de 2025, amplia as possibilidades estratégicas em pistas onde a exigência sobre os pneus é reduzida. No Canadá, apesar da baixa severidade, as altas velocidades e forças longitudinais tornam a escolha desafiadora, algo observado também em Imola.
Em Mônaco, onde as ultrapassagens são limitadas devido ao traçado da pista, o impacto dos pneus na corrida é menor. A classificação costuma definir o resultado, já que o desgaste dos compostos é reduzido. Para tentar diversificar as estratégias, a FIA e a Fórmula 1 determinaram a obrigatoriedade de dois pit stops durante a prova e a utilização de pelo menos dois tipos de pneus diferentes.
Compostos de pneus definidos para próximos GPs da Fórmula 1
Entre Mônaco e Canadá, será realizado o GP da Espanha. O circuito de Barcelona-Catalunha impõe uma demanda maior sobre os pneus por conta das curvas longas e rápidas, além das temperaturas elevadas. A seleção dos compostos mais duros – C1, C2 e C3 – acompanha as decisões anteriores para pistas de alta exigência, como Suzuka e Sakhir.