A ZF apresentou em condições reais de operação a nova transmissão TraXon 2 Hybrid, voltada para veículos comerciais pesados. Em testes realizados em vias públicas, transportadoras europeias e representantes da Associação Alemã de Transporte Rodoviário, Logística e Gestão de Resíduos (BGL) e.V. acompanharam o desempenho do sistema em um veículo de testes da própria empresa. As avaliações iniciais indicaram que a tecnologia híbrida pode reduzir emissões e diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO), alinhando-se às demandas atuais das frotas.

TraXon 2 Hybrid combina motor elétrico e combustão para reduzir emissões

“O valor agregado, de longo prazo e tangível, para fabricantes e frotistas com o recém-desenvolvido TraXon 2 Hybrid é claro. Por isso acreditamos que o trem-de-força híbrido se tornará uma tecnologia importante para o transporte comercial. Em aplicações com alta quilometragem diária, o caminhão de longa distância tradicional precisa de uma solução pragmática e independente da infraestrutura de recarga. O trem-de-força híbrido permitirá que montadoras e frotistas alcancem suas metas de redução de CO₂, ao mesmo tempo em que oferece um forte argumento econômico em termos de eficiência de custos”, declarou Christian Feldhaus, Vice-Presidente do segmento de produtos Transmissões & Híbridos da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.

Roger Schwarz, chefe do grupo de trabalho de tecnologia da BGL e.V., destacou que “a tecnologia é a combinação ideal de eficiência, confiabilidade e sustentabilidade, valores cruciais para o nosso setor. Até que a infraestrutura de carregamento europeia esteja amplamente disponível, o sistema híbrido da ZF apresentado oferece uma solução prática para as empresas associadas no caminho rumo à eletrificação completa”.

A TraXon 2 Hybrid foi projetada para preservar a autonomia dos veículos e manter as capacidades de abastecimento do motor a combustão, ao mesmo tempo em que reduz emissões de CO₂. O sistema, apresentado no salão IAA Mobility, pode ser configurado em versões híbrida completa ou plug-in. Sua arquitetura permite integração em diferentes plataformas e combinações com motores a diesel, combustíveis alternativos como HVO/e-fuels, gás natural (GNV/GLP) ou até combustão a hidrogênio.

Simulações realizadas com a ferramenta VECTO apontam potencial de redução de CO₂ de até 47% em transporte de longa distância e até 73% em operações de distribuição, considerando recargas consistentes. Esses resultados atendem às metas estabelecidas para frotas até 2030 e oferecem flexibilidade diante de futuras regulamentações de pedágios e impostos. A ZF defende que caminhões híbridos plug-in sejam incluídos nas classificações dos sistemas de pedágio europeus, com compensações semelhantes às já aplicadas a veículos elétricos.

Nova transmissão híbrida da ZF mostra potencial de redução de CO₂

O desenvolvimento da TraXon 2 Hybrid tem como base a tecnologia de produção em larga escala da ZF. O núcleo do sistema é a transmissão TraXon 2, complementada por soluções internas de eletrificação. O motor elétrico está posicionado no layout P2, entre a embreagem e a transmissão, transmitindo potência por meio de um conjunto planetário diretamente ao eixo de entrada. Esse arranjo permite operação em modo totalmente elétrico, assistência ao motor a combustão em aceleração e frenagem regenerativa. A arquitetura elétrica funciona entre 600 e 800 volts, com potência contínua de 190 kW e capacidade de pico superior.

Com a apresentação em testes públicos, a ZF busca demonstrar que a tecnologia híbrida pode atender às exigências operacionais atuais e futuras do transporte comercial, conciliando metas ambientais e viabilidade econômica para fabricantes e frotistas.