Pesados
Mercedes-Benz amplia linha com micro-ônibus para fretamento rural

A Mercedes-Benz anuncia a expansão de sua linha de ônibus com o lançamento do LO 916R Fretamento Rural, um chassi de micro-ônibus voltado para o transporte de funcionários e trabalhadores em áreas rurais. O modelo foi desenvolvido para atender à crescente demanda pelo fretamento, impulsionada pelo cenário econômico favorável e pela expansão das atividades no campo.
Novo modelo foi desenvolvido para atender às crescentes demandas do setor rural
“O segmento de fretamento vem crescendo no Brasil, como reflexo do bom momento da economia do País e a geração de emprego. Isso se reflete não só nas cidades, como também no potencial das atividades do campo, daí o desenvolvimento de um produto para as novas demandas desse mercado”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo a empresa, 16 unidades já foram comercializadas nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
O LO 916R Fretamento Rural é projetado para operar em vias não pavimentadas, reunindo resistência e flexibilidade. O chassi conta com entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, permitindo carroçarias de até 9,2 metros de comprimento e 32 assentos. Para garantir acessibilidade, o modelo inclui Dispositivo de Poltrona Móvel.
O motor OM 924 LA, reconhecido por seu desempenho, possui 163 cv de potência e torque máximo de 610 Nm, além de protetor de cárter para aumentar a durabilidade em terrenos adversos. O câmbio manual Eaton de seis marchas complementa o conjunto, oferecendo ergonomia aprimorada para os motoristas.
A suspensão metálica com molas parabólicas e amortecedores telescópicos contribui para maior conforto e menor ruído na operação. O chassi é 40 mm mais alto que modelos urbanos, facilitando deslocamentos por terrenos irregulares. Além disso, o veículo conta com sistema de freio-motor, ABS, ASR, auxílio de partida em rampa e controle de estabilidade.
Mercedes-Benz amplia linha com micro-ônibus para fretamento rural
O modelo também incorpora bloqueio de diferencial no eixo traseiro e pneus de perfil misto, otimizando a tração em terrenos desafiadores. “Com esse novo produto, ampliamos a oferta de micro-ônibus para fretamento”, conclui Walter Barbosa.