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Home Notícias Corporativas

Baratão usa IA para otimizar experiência dos clientes

DINO by DINO
26 de junho de 2025
in Notícias Corporativas
Baratão usa IA para otimizar experiência dos clientes

Baratão usa IA para otimizar experiência dos clientes

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A Baratão Combustíveis está usando Inteligência Artificial (IA) com objetivo de melhorar a experiência dos clientes que utilizam a plataforma. A iniciativa surge em um panorama em que 73% dos clientes acreditam que o uso da IA em Customer Experience (CX) melhora a qualidade do atendimento, segundo um relatório da Zendesk.

O levantamento também revelou que os consumidores desejam uma maior interação com essa tecnologia [IA] ao entrar em contato com uma empresa. Para Ricardo Fiorillo, CMO da Baratão Combustíveis, a ascensão da IA no Customer Experience representa uma transformação significativa na forma como as empresas se relacionam com seus clientes.

“O fato de 73% dos consumidores reconhecerem que a IA melhora a qualidade do atendimento demonstra a crescente confiança na tecnologia para oferecer respostas rápidas, precisas e personalizadas”, observa.

Além disso, avança, a demanda por maior interação com IA indica que os clientes valorizam a conveniência e a disponibilidade 24/7 que os sistemas automatizados proporcionam. “Essa tendência reforça que o futuro do atendimento será híbrido, combinando a eficiência da IA com o toque humano, elevando a satisfação e fidelização do cliente”, articula.

IA visa transformar a experiência do usuário 

Segundo Fiorillo, a Baratão Combustíveis busca, por meio da implementação de IA, transformar a experiência do usuário em sua plataforma, tornando-a mais intuitiva, eficiente e personalizada. 

“Os principais objetivos incluem otimizar o processo de compra, antecipar as necessidades dos clientes e oferecer recomendações inteligentes que facilitem a tomada de decisão”.

Além disso, prossegue, a solução permite melhorar a gestão operacional, identificar padrões de consumo e adaptar promoções e serviços conforme o perfil de cada usuário, com foco em aumentar a satisfação e impulsionar a fidelidade. 

O CMO da Baratão Combustíveis destaca que a IA está sendo usada para personalizar a experiência dos clientes de diversas maneiras. “Por meio da análise de dados comportamentais e históricos de consumo, a plataforma consegue oferecer ofertas e descontos personalizados, sugerir postos de combustíveis mais convenientes e indicar serviços adicionais que podem atender às necessidades específicas de cada usuário”.

Sistema de recomendação indica horários para abastecer

A Baratão está investindo em sistemas de recomendação baseados em IA que analisam o comportamento do usuário, padrões de consumo e dados externos, como fluxo de trânsito e preços praticados nos postos parceiros. Com essas informações, a plataforma pode sugerir horários para abastecer com objetivo de evitar filas e otimizar o tempo do cliente.

IA é usada para prever variações de preços

A Baratão também está desenvolvendo ferramentas baseadas em IA para monitorar e prever variações nos preços dos combustíveis.

“Utilizando algoritmos que analisam dados históricos, tendências de mercado e fatores externos, como políticas governamentais e flutuações internacionais”, explica Fiorillo.

Comportamento dos usuários ajuda a aprimorar a jornada na plataforma

A Baratão coleta e analisa continuamente dados do comportamento dos usuários, como frequência de uso, tipos de combustível preferidos, horários de abastecimento e respostas a promoções. Com essas informações, a empresa ajusta a interface da plataforma e personaliza ofertas. 

“Esses dados auxiliam na identificação de oportunidades para expandir serviços, melhorar o atendimento e desenvolver funcionalidades que atendam às demandas dos usuários, garantindo uma experiência mais alinhada às expectativas do público”, diz Ricardo Fiorillo.

Métricas demonstram melhorias em CX

O CMO da Baratão Combustíveis revela que já é possível perceber melhorias na experiência do cliente após a implementação da IA, e diversas métricas demonstram isso. 

“Métricas como o aumento do número de usuários ativos, crescimento nas vendas diárias e maior engajamento dentro do aplicativo, por exemplo. Além disso, a redução do tempo médio de atendimento, aumento da taxa de conversão de ofertas personalizadas e feedbacks positivos dos clientes reforçam o impacto positivo da IA”, conclui o especialista. 

Para mais informações, basta acessar: www.barataocombustiveis.com.br/baixeaqui

Tags: economiaINDUSTRIA DE NÃO DURÁVEISmobilidadenegóciostecnologia
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