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Pirelli disponibiliza SCX para terceira etapa na Moto2

Para a etapa de Mugello, a Pirelli decidiu novamente disponibilizar aos pilotos da Moto2 o composto traseiro supermacio SCX, que foi testado este ano nas corridas de Jerez e Le Mans. A decisão da fabricante italiana ocorre após a ampla adesão dos competidores ao SCX nas provas anteriores, consolidando sua presença na categoria intermediária do motociclismo mundial.
Composto supermacio será testado em Mugello, um circuito de alta temperatura
O SCX é um composto mais macio que o SC0, projetado para circuitos com temperaturas médias-altas e que não oferecem grande desgaste ao pneu. Sua adoção na Moto2 segue uma estratégia progressiva iniciada pela Pirelli na temporada passada, quando o SC0 foi a escolha predominante dos pilotos.
Segundo Giorgio Barbier, Motorcycle Racing Director da Pirelli, o SCX foi introduzido na Moto2 após ser testado com sucesso na etapa de Jerez do Campeonato Europeu de 2024. “No ano passado, observamos que o SC0 macio era amplamente utilizado, enquanto o SC1 médio apresentava desempenho inferior e, por isso, era pouco escolhido. Isso nos levou a considerar uma alternativa mais macia ao SC0, como o SCX, para determinados circuitos”, afirmou Barbier.
O executivo destacou que o supermacio SCX não se adequa a todas as pistas e asfaltos. “Por essa razão, até agora só foi utilizado em Jerez e Le Mans. Nessas provas, o desempenho foi positivo, resultando na melhoria dos tempos de volta em comparação com os recordes de 2023 feitos com o SC0″, explicou. A corrida em Mugello será mais um teste para esse composto, em um circuito com características distintas e onde as temperaturas podem ser mais altas.
Na Moto2, os compostos traseiros SCX e SC0 podem ser combinados com o SC1 macio ou o SC2 médio na dianteira. Já na Moto3™, a distribuição mantém-se com SC1 macio e SC2 médio tanto na dianteira quanto na traseira. Em ambas as categorias, também estarão disponíveis os pneus de chuva DIABLO™ Rain para condições adversas.
Pirelli disponibiliza SCX para terceira etapa na Moto2
A adoção do SCX em mais uma etapa da Moto2 poderá consolidá-lo como opção permanente para determinados circuitos. A prova em Mugello será um novo marco nessa estratégia de desenvolvimento.