Serviços
Sua moto pode estar falhando e o culpado é mais simples do que parece

Trocar o filtro de ar pode parecer um detalhe, mas ignorar sua manutenção compromete diretamente o funcionamento do motor e a segurança dos motociclistas. A ação correta, segundo especialistas, evita perda de potência, consumo excessivo e falhas na partida, aspectos que têm afetado condutores em todo o país. Fabricantes e oficinas reforçam a importância de seguir as recomendações técnicas de uso e substituição do componente.
Consumo elevado de combustível e ruídos anormais podem indicar necessidade urgente de manutenção no filtro de ar
Com função de filtrar impurezas do ar antes de entrar no motor, o filtro de espuma precisa estar limpo e lubrificado para garantir a combustão eficiente. “A manutenção do filtro de ar deve ser feita com base no tipo de uso da motocicleta”, explica Caio Freitas, engenheiro de aplicações da Motul. O especialista reforça que, em trajetos urbanos, a limpeza e reaplicação do óleo devem ser realizadas a cada 5.000 km, ou conforme o manual do fabricante. Já em ambientes com poeira excessiva, a recomendação é reduzir o intervalo para até 2.500 quilômetros.
O principal alerta para os condutores é o aumento no consumo de combustível, um sinal de que o filtro pode estar obstruído. Em muitos casos, isso ocorre por acúmulo de resíduos que impedem a entrada adequada de ar no sistema. Outros indícios incluem perda de potência, dificuldade na partida e ruídos incomuns durante a aceleração.
A troca do óleo do filtro de espuma exige atenção. O procedimento consiste em remover o componente, limpá-lo com produto específico, secá-lo, aplicar o óleo adequado de forma uniforme e reinstalá-lo com vedação correta. “É importante usar produtos de qualidade e seguir as recomendações do manual da moto. Óleos e filtros de marcas confiáveis ajudam a manter a eficiência e a durabilidade do sistema”, afirma Freitas.
Sua moto pode estar falhando e o culpado é mais simples do que parece
O cuidado regular com o filtro de ar, segundo técnicos, também evita falhas graves no motor. Em motos de uso off-road, a recomendação é realizar a limpeza e lubrificação a cada treino ou corrida. A inspeção visual pode ser feita por qualquer usuário, e um filtro sujo ou com excesso de óleo é sinal de que a substituição é necessária.