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Superaquecimento: o vilão oculto que pode destruir seu motor

O cabeçote do motor desempenha um papel crucial na vedação da câmara de combustão e no correto funcionamento do sistema de válvulas. Porém, trincas e rachaduras podem comprometer sua integridade e, em casos extremos, exigir a troca do conjunto mecânico. Segundo Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, diversos fatores podem causar esses danos, sendo o superaquecimento o principal agente desse problema.
Especialista explica as causas das trincas no cabeçote do motor e os cuidados necessários para evitar danos graves
O superaquecimento ocorre quando a temperatura do motor ultrapassa os limites de segurança, causando dilatação desigual entre o cabeçote e o bloco. Esse efeito gera tensões estruturais que podem resultar em deformações e fissuras. “Ao trabalhar em temperaturas muito acima dos limites de segurança, as peças começam a sofrer um processo de dilatação desigual entre o cabeçote e o bloco do motor. Quando o motor superaquece, o cabeçote pode dilatar mais rapidamente que o bloco, gerando uma grande tensão entre ambos, que pode causar deformações e, posteriormente, fendas e fissuras, comprometendo seu funcionamento, assim como demais dispositivos”, explica Silva.
Além disso, outros componentes do motor podem contribuir para falhas no cabeçote. Peças desgastadas, como bombas d’água, correias ou mangueiras, podem agravar o problema e demandar um diagnóstico preciso por parte do reparador. O especialista destaca a importância de uma checagem completa do sistema antes de qualquer reparo para evitar que outros problemas mecânicos sejam negligenciados.
Superaquecimento: o vilão oculto que pode destruir seu motor
O desgaste natural do material, defeitos de fabricação e até impactos térmicos súbitos, como o contato com água fria em enchentes, também podem provocar trincas. Por isso, a manutenção preventiva é a melhor estratégia para garantir a longevidade do motor. Revisões periódicas e a substituição de peças no prazo recomendado são medidas essenciais para evitar falhas graves e manter o desempenho do veículo.