A Xiaomi EV ampliou sua atuação no mercado automotivo chinês com dois lançamentos simultâneos: a entrega oficial do SU7 Ultra, seu sedã elétrico de alto desempenho, e o início das vendas do YU7, seu primeiro SUV elétrico. A ação ocorreu nesta semana, exclusivamente na China continental, por meio das plataformas digitais da Xiaomi EV.
Marca chinesa acelera expansão com sedã esportivo e SUV premium elétrico
Com propostas distintas, os dois modelos revelam estratégias paralelas da marca. De um lado, o SU7 Ultra busca estabelecer um novo padrão de performance entre veículos executivos elétricos. Do outro, o YU7 amplia a gama da Xiaomi com foco em conforto, autonomia e sofisticação tecnológica no segmento SUV de grande porte.
O SU7 Ultra chegou em três versões: a padrão (RMB 529.900 / R$ 395.000\), a com “Track Package” (RMB 629.900 / R$ 470.000) e a edição limitada Nürburgring (RMB 814.900 / R$ 608.000). Já o SUV YU7 é oferecido em três configurações: Standard (RMB 253.500 / R$ 189.000), Pro (RMB 279.900 / R$ 209.000) e Max (RMB 329.900 / R$ 246.000).
O SU7 Ultra estabeleceu o recorde de veículo executivo elétrico mais rápido no circuito Nürburgring Nordschleife, com tempo oficial de 7:04.957. Seu protótipo atingiu 6:22.091, terceira melhor marca geral do circuito. O modelo conta com três motores elétricos que entregam 1.548 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 1,98 s e velocidade máxima de 350 km/h. A edição Nürburgring, limitada a 100 unidades ao longo da produção, inclui componentes adicionais de competição e alterações estruturais que aumentam rigidez e reduzem peso.
Enquanto o SU7 Ultra é voltado à pista, o SUV YU7 tem proposta familiar e ampla autonomia. A versão Standard oferece até 835 km de alcance no ciclo CLTC. A versão Max, com motor duplo de 690 cv, atinge 0 a 100 km/h em 3,23 s e autonomia de 760 km. Toda a linha opera em plataforma de 800 V e permite recargas rápidas de até 620 km em 15 minutos.
Xiaomi lança SU7 Ultra e YU7 e amplia sua presença no mercado de carros elétricos
O YU7 inclui teto solar panorâmico com escurecimento automático, bancos com massagem e posição zero gravidade, painel com assistente de inteligência artificial e até refrigerador interno. O porta-malas chega a 1.758 litros com os bancos traseiros rebatidos. Para conectividade e controle, há suporte a comandos por voz, gestos e integração com Apple CarPlay e dispositivos Xiaomi.
Ambos os modelos trazem sistemas avançados de condução assistida com hardware da NVIDIA e sensores LiDAR, além de plataformas eletrônicas integradas. Em segurança, o YU7 passou por testes em mais de 10 milhões de km, em 296 cidades, e conta com estrutura reforçada em aço de alta resistência, conforme os mais recentes padrões da China.
A Xiaomi mantém sua estratégia de integração entre automóvel, casa e dispositivos móveis. O lançamento simultâneo de SU7 Ultra e YU7 reforça a ambição da empresa de atuar em múltiplos segmentos, com desempenho, autonomia, conectividade e inovação como pilares.