Connect with us

Notícias Corporativas

Gestão de resíduos ganha importância na logística

Impulsionadas pelo crescimento do setor logístico, empresas de transporte têm reforçado suas estratégias de ESG com foco em sustentabilidade. A busca por processos mais eficientes de gestão de resíduos e ações de impacto social ganha força, especialmente diante do aumento no volume de entregas

Published

on

Gestão de resíduos ganha importância na logística

De acordo com o estudo Panorama dos Custos Logísticos no Brasil 2024, o setor logístico tem mantido trajetória de crescimento no Brasil. Segundo a pesquisa, desenvolvida pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os gastos com transporte superaram R$ 940 bilhões em 2024, uma alta de quase 7% em relação ao ano anterior, impulsionada principalmente pelo avanço do comércio eletrônico e pela expansão das cadeias de distribuição.

Esse movimento traz desafios operacionais relevantes, como o aumento da geração de resíduos nas atividades logísticas. O crescimento no volume de pacotes, na circulação de veículos e na operação de centros de distribuição exige das empresas práticas cada vez mais robustas de sustentabilidade, especialmente na gestão de resíduos sólidos.

Diante desse cenário, a J&T Express, multinacional logística do ramo das entregas expressas, tem fortalecido suas iniciativas de ESG com foco na eficiência operacional e no impacto social. “Nossa prioridade tem sido estruturar processos cada vez mais eficientes para o gerenciamento dos resíduos. Com isso, vimos um aumento de 67% no volume de materiais recicláveis destinados corretamente entre o primeiro quadrimestre de 2024 e o mesmo período de 2025”, afirma Julia Maria Rodrigues Barbosa, coordenadora de ESG da empresa.

Advertisement

Todas essas ações ajudam a empresa a lidar com o aumento do volume de pedidos processados após a ampliação da base de clientes no mesmo período, que apresenta um perfil com maior exigência sobre critérios ambientais. “Além dos processos operacionais, investimos constantemente em educação ambiental para os colaboradores e em tecnologia para garantir a rastreabilidade dos resíduos. Isso tem sido fundamental para manter nossos indicadores de sustentabilidade em evolução, mesmo com o aumento da demanda”, complementa Julia.

Com um descarte mais qualificado, também foi possível melhorar a seleção de materiais com potencial de reutilização. Um dos reflexos mais significativos disso está na gestão dos chamados salvados, itens sem avaria recuperados pelo time operacional e redirecionados para ações sociais. Essa triagem aprimorada tem permitido ampliar as iniciativas sociais da empresa.

Um exemplo é a Campanha do Agasalho de Barueri, que contou com a doação de 6 mil peças de roupas à população em situação de vulnerabilidade do município, onde está localizado um dos principais centros de distribuição da J&T Express.

Advertisement

Antes disso, a empresa já havia destinado donativos para os moradores do Rio Grande do Sul durante as fortes chuvas em 2024. A atuação social e o fortalecimento dessas práticas renderam à empresa o Prêmio C&A – Engajamento Social 2024, em reconhecimento ao impacto positivo gerado por meio de sua estratégia de logística sustentável.

Advertisement