Notícias
Como se candidatar às vagas da nova fábrica da BYD em Camaçari

A cidade de Camaçari, na Bahia, tornou-se um dos focos da indústria automotiva nacional com o anúncio da abertura de 3.000 vagas de emprego na fábrica da BYD, realizado em 1º de julho. Em apenas alguns dias, 508 dessas oportunidades já estavam disponíveis em plataformas como o SineBahia (https://www.ba.gov.br/trabalho/sinebahia). O movimento marca o início da fase operacional da linha de montagem de veículos da companhia chinesa no Brasil e intensifica a demanda por profissionais qualificados.
Mais de 500 vagas já estão disponíveis nas plataformas de emprego e instituições locais
A empresa, conhecida por sua atuação global no setor de veículos elétricos e baterias, utiliza também a plataforma digital Gupy (https://bydbrasil.gupy.io/) como canal de recrutamento. Segundo Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto, o avanço da operação exige contratações imediatas: “A abertura da nossa linha de montagem de veículos em Camaçari exige a contratação de trabalhadores qualificados, e é isto o que estamos fazendo agora.”
Os candidatos interessados nas vagas distribuídas entre áreas industriais e administrativas devem comparecer pessoalmente à Casa do Trabalhador, na estação Pituaçu do metrô, ou ao CIAT, localizado na rua Costa Pinto. Os documentos exigidos incluem RG, carteira de trabalho (digital ou física), certificados de cursos relacionados à vaga e comprovante de residência.
Entre os cargos disponíveis destacam-se: Ajudante de Produção (100 vagas), Operador Logístico (50), Funileiro (35), Soldador (35), Eletricista (32), Operador de Robô (25), Técnico em Mecatrônica (15), Analista de Comércio Exterior (10), Técnico de Segurança do Trabalho (9), entre outros. As posições exigem níveis médio e superior, conforme a especificidade de cada função.
A BYD também anunciou que está em processo de recrutamento de cerca de 500 profissionais por meio da plataforma Gupy, com previsão de contratação entre os meses de julho e agosto. Os colaboradores atuarão em diversas áreas, como produção, logística, qualidade e centro técnico. Hoje, cerca de 1.000 pessoas já estão empregadas na unidade baiana.
Como se candidatar às vagas da nova fábrica da BYD em Camaçari
Com a projeção de operação plena da fábrica, estima-se a geração de aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos. “A contratação de mão de obra, aliada à demanda generalizada por prestação de serviços, representará um grande impulso para o desenvolvimento econômico do estado da Bahia, e, principalmente, de Camaçari”, finaliza Baldy.