Pesados
Rede circular da Iveco e Octa inicia operação com foco em peças

No setor automotivo, uma iniciativa inédita promete reformular os processos logísticos e operacionais de peças por meio da economia circular. A Iveco, fabricante de veículos comerciais, e a Octa, empresa dedicada à gestão sustentável de componentes automotivos, formalizaram uma parceria estratégica visando integrar diferentes agentes da cadeia em uma plataforma homologada para peças de reposição NEXPRO Iveco.
Cadeia automotiva se mobiliza em novo modelo circular com potencial de reduzir impactos ambientais
Firmado em julho de 2025, o acordo tem como foco principal o desenvolvimento de uma rede conectada que abrange desde desmontes e operadores de frota até oficinas e concessionárias. O projeto será estruturado em quatro fases — estudo de viabilidade, prova de conceito, implementação e expansão — e será conduzido de forma digitalizada e rastreável, garantindo controle rigoroso em cada etapa. “Para a Iveco, sustentabilidade e inovação caminham juntas. Essa parceria com a Octa é estratégica para criarmos um modelo circular robusto que reduz impactos ambientais, gera eficiência operacional e novas oportunidades de negócios em toda a cadeia”, afirmou Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Services da Iveco para a América Latina.
A operacionalização do projeto envolverá um sistema informatizado que assegura a qualidade das peças remanufaturadas e permite o registro detalhado da circulação de componentes. Além do benefício ambiental, há expectativa de crescimento do mercado secundário de peças e incentivo ao desenvolvimento de fornecedores locais. A plataforma também será projetada para contribuir com metas de descarbonização, alinhadas às diretrizes globais de sustentabilidade no setor automotivo.
Segundo os envolvidos, o modelo circular representa uma alternativa econômica e funcional à linearidade predominante. “Estamos construindo um novo paradigma para a mobilidade. A parceria com a Iveco mostra como é possível alinhar, de forma colaborativa, soluções sustentáveis que geram valor ambiental, econômico e social. Circularidade é a chave para o futuro da indústria automotiva”, declarou Arthur Rufino, CEO da Octa.
O projeto reflete uma movimentação crescente de fabricantes em busca de maior responsabilidade ambiental e adaptação às exigências regulatórias. Em um setor tradicionalmente ligado à produção em escala e alto consumo de recursos, a reformulação dos processos de circulação de peças aponta para transformações mais amplas na logística automotiva. Os testes iniciais da rede estão previstos para ocorrer nas regiões Sudeste e Sul, com posterior expansão nacional conforme os resultados obtidos.
Rede circular da Iveco e Octa inicia operação com foco em peças
As expectativas giram em torno da consolidação de um novo modelo de negócios capaz de reduzir resíduos e ampliar o aproveitamento de recursos, com base na requalificação e reaproveitamento de componentes. A participação ativa dos diversos elos da cadeia será determinante para o sucesso da iniciativa, que aposta em uma abordagem integrada e colaborativa.