Notícias
Farizon H9E chega como proposta elétrica para transporte urbano de cargas

A Farizon inicia sua operação no Brasil com a chegada do H9E, caminhão elétrico voltado ao transporte urbano de cargas. Representada no País pelo Grupo Timber, a marca do Geely Holding Group inicia as vendas em agosto de 2025, com distribuição inicial em nove filiais da Timber localizadas em cinco estados. A introdução do H9E integra a estratégia da companhia para atender à demanda crescente por veículos comerciais de emissão zero com foco em logística de curta e média distância.
Caminhão elétrico da Farizon estreia com foco em operações logísticas de média escala e autonomia de até 324 quilômetros
Com versões homologadas de 6 e 8 toneladas, o H9E é construído sobre chassi de longarina reta em aço 510L e equipado com suspensão de feixe de molas, o que garante estabilidade e resistência para operações comerciais intensas. O modelo tem cabine simples com três lugares, acabamento funcional em PVC e tecido, além de compartimentos de armazenamento e comandos acessíveis para condutor e passageiros.
O H9E possui motorização elétrica com potência máxima de 140 kW (190 cavalos) e torque de 420 Nm, combinada com tração traseira. A autonomia, segundo o ciclo WLTC, alcança até 324 quilômetros, viabilizada pela bateria LFP CATL de 100,46 kWh com sistema de resfriamento líquido e aquecimento automático. O carregamento pode ser feito em corrente alternada de até 22 kW ou via carregador rápido CCS2, em corrente contínua, com capacidade de 100 kW.
As dimensões variam conforme a configuração. Na versão de 6 toneladas, o comprimento do veículo é de 5,99 metros, com volume de carga de até 21 m³. Já a versão de 8 toneladas alcança 7,99 metros de comprimento, com capacidade volumétrica de 31 m³ e carga útil estimada entre 3.000 e 3.300 quilos. O compartimento de carga pode ser configurado com baú de aço liso ou ondulado, com portas traseiras duplas e laterais opcionais.
Entre os itens de segurança, o H9E é equipado com airbags para motorista e passageiro, sistemas de alerta de colisão frontal e saída de faixa, freios a disco nas quatro rodas com EBS, ESC e ASR, além de freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold. A cabine incorpora ainda painel digital de 7”, central multimídia com tela de 12,1” e conectividade Apple CarPlay.
Farizon H9E chega como proposta elétrica para transporte urbano de cargas
Outro diferencial é o sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite o fornecimento de energia elétrica para equipamentos externos, ampliando a funcionalidade do modelo em operações como obras, centros de distribuição ou serviços técnicos. O modelo também dispõe de iluminação full LED com DRL, farol alto automático e retrovisores elétricos com aquecimento.
Com revisão programada a cada 30 mil km e garantia de seis anos para o sistema de baterias, o H9E chega ao mercado com suporte técnico e estrutura de pós-venda voltados à previsibilidade e ao controle de custos para frotistas e operadores logísticos. A Farizon projeta ampliar sua atuação no Brasil por meio da estrutura do Grupo Timber, que também está construindo uma concessionária modelo em Curitiba (PR).