Notícias
Quando logística e responsabilidade social caminham juntas

O centro de distribuição da Beiersdorf, operado pela ID Logistics Brasil, consolida-se como um modelo de gestão sustentável no setor logístico. Inaugurado em 2013 e localizado em Jundiaí, São Paulo, passou a reunir práticas que têm como meta eficiência ambiental e social, dentro do escopo de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) assumido pelas duas empresas.
Parceria entre ID Logistics e Beiersdorf aplica ações sustentáveis em site logístico
O local abriga produtos das marcas NIVEA e Eucerin e opera em parceria com a multinacional de logística ID Logistics Brasil, presente em 18 países. A operação contempla cinco iniciativas ambientais integradas ao funcionamento diário, além da certificação LEED, que reconhece a performance energética das instalações. Entre as ações aplicadas estão o uso de filme plástico biodegradável, reaproveitamento da água da chuva, consumo zero de energia elétrica e controle online do uso hídrico.
Segundo Ana Bedani, gerente de Armazém da Beiersdorf, “a sustentabilidade na cadeia de suprimentos é regida por critérios claros e alinhados ao nosso código global de conduta. Buscamos parceiros que compartilhem nossos compromissos com ética, rastreabilidade, redução de emissões e práticas sustentáveis, com metas tangíveis de impacto.”
As ferramentas adotadas resultaram em redução de custos e otimização dos processos. Entre 2022 e 2024, houve economia de 15% na conta de água, gerada por sistema de reaproveitamento da chuva. “Com a possibilidade de utilizar água da chuva sem gerar custos, conseguimos aumentar a frequência das limpezas, o que contribuiu para uma operação mais limpa e organizada”, afirma Fábio Vaz, gerente de Site da ID Logistics Brasil.
No segundo semestre de 2023, a operação passou a contar com sistema próprio de monitoramento de consumo hídrico pela plataforma Zordan, permitindo respostas mais ágeis em reparos e controle de desperdício. O uso do plástico biodegradável também foi implementado nesse período.
Quando logística e responsabilidade social caminham juntas
A gestão do site vem sendo adaptada para promover segurança e minimizar acidentes, conforme metas do Fator de Prevenção. A metodologia reúne padrões e ferramentas do sistema HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), com aplicação e verificação mensal. “Com base no nosso programa CSR – Compromisso com Ética, Sociedade e Meio Ambiente, em parceria com nosso cliente Beiersdorf, estamos atuando em 2025 com o pilar Social, com objetivo de segurança”, explica Vaz.
Em 2024, o índice de redução de acidentes chegou a 97,92%. A expectativa para 2025 é manter esse desempenho, com apoio de ações educativas realizadas com os colaboradores do centro.