• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Home Esportes

Porsche apresenta o novo 911 Cup para competições monomarca

Modelo estreia em 2026 e traz mudanças de design, mecânica e operação para equipes e pilotos

Sergio Dias by Sergio Dias
10 de agosto de 2025
in Esportes
Porsche apresenta o novo 911 Cup para competições monomarca
Share on FacebookShare on Twitter

O automobilismo internacional se prepara para receber uma nova geração do Porsche 911 dedicado às competições monomarca. A fabricante alemã anunciou a chegada do 911 Cup, que substituirá o atual 911 GT3 Cup a partir da temporada 2026 na Porsche Carrera Cup North America, Alemanha, Ásia e Porsche Mobil 1 Supercup, com expansão para outros campeonatos nos anos seguintes.

Modelo estreia em 2026 e traz mudanças de design, mecânica e operação para equipes e pilotos

O lançamento marca também uma mudança na estratégia de nomenclatura dos modelos de competição. A partir de agora, apenas carros destinados a categorias de múltiplas marcas ou segmentos específicos manterão a sigla “GT” no nome. O 911 Cup deriva diretamente dos modelos 911 GT de produção e é fabricado na planta de Zuffenhausen, na Alemanha, ao lado dos veículos de rua. Desde 1990, a Porsche produziu 5.381 unidades de seus carros para séries monomarca, sendo 1.130 do modelo 911 GT3 Cup lançado em 2020.

Para Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, o conceito do novo carro preserva a filosofia de desempenho e exigência técnica. “O 911 Cup combina componentes de produção de nossos esportivos GT com tecnologia de corrida, criando um conjunto coerente. Dirigir o 911 Cup continuará sendo um desafio, pois também é uma plataforma de formação para nossos Juniors”, afirmou.

No mercado norte-americano, o CEO da Porsche Motorsport North America, Volker Holzmeyer, destacou o peso do modelo para a base do automobilismo da marca. “O 911 Cup é um dos carros de corrida mais vendidos no mundo, sustentando nossa pirâmide do automobilismo junto com o 718 GT4 RS Clubsport. O fato de sermos um dos primeiros a introduzir o novo modelo demonstra a força da categoria nos EUA”, disse.

O projeto incluiu mudanças aerodinâmicas e estruturais. O novo para-choque dianteiro, dividido em três partes, permite substituição parcial, reduzindo custos. Lanternas diurnas foram eliminadas para evitar danos a radiadores. Novos dutos e aberturas nos para-lamas otimizam a passagem de ar e aumentam a pressão aerodinâmica no eixo dianteiro. A traseira ganhou ajustes para facilitar a regulagem da asa e peças produzidas com fibra de carbono reciclada e resina de base biológica.

Porsche apresenta o novo 911 Cup para competições monomarca

O motor mantém o conceito aspirado de seis cilindros boxer e 4.0 litros, agora com 512 cv, utilizando componentes de produção como borboletas individuais otimizadas e comandos de válvula revisados. A embreagem passou a ter quatro discos de metal sinterizado, permitindo rotações mais altas em largadas. Novos recursos incluem religamento automático do motor em caso de apagão e luzes de freio com estroboscópio para sinalizar veículos parados.

O sistema de freios recebeu discos dianteiros maiores, de 380 mm, e ventilação aprimorada. O ABS Bosch M5, agora de série, conta com sensores adicionais e diagnóstico de falhas. A direção eletricamente assistida ganhou raio de giro menor, facilitando manobras em circuitos de rua.

No cockpit, o volante multifuncional foi redesenhado com ajustes para ABS e controle de tração. O painel central foi simplificado para oito botões, e as configurações podem ser alteradas sem uso de computador. O modelo norte-americano incluirá ar-condicionado com modos “Off”, “On” e “Eco”.

O desenvolvimento envolveu testes em Monza, Lausitzring e Weissach, com a participação de ex-Porsche Juniors e pilotos experientes. A marca reforça que o novo 911 Cup mantém intervalos de manutenção semelhantes, mesmo com desempenho ampliado, buscando equilíbrio entre performance e viabilidade para equipes.

Tags: 911 CupautomobilismoCarrera CupcompetiçãoCorridaGT3LançamentomonomarcamotoresportPorsche
Previous Post

Dodge abandona o V8 e aposta em seis cilindros para o futuro dos muscle cars

Next Post

Samsung SDS participa de webinar sobre transporte multimodal

Sergio Dias

Sergio Dias

Next Post
Samsung SDS participa de webinar sobre transporte multimodal

Samsung SDS participa de webinar sobre transporte multimodal

  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.