O automobilismo internacional se prepara para receber uma nova geração do Porsche 911 dedicado às competições monomarca. A fabricante alemã anunciou a chegada do 911 Cup, que substituirá o atual 911 GT3 Cup a partir da temporada 2026 na Porsche Carrera Cup North America, Alemanha, Ásia e Porsche Mobil 1 Supercup, com expansão para outros campeonatos nos anos seguintes.
Modelo estreia em 2026 e traz mudanças de design, mecânica e operação para equipes e pilotos
O lançamento marca também uma mudança na estratégia de nomenclatura dos modelos de competição. A partir de agora, apenas carros destinados a categorias de múltiplas marcas ou segmentos específicos manterão a sigla “GT” no nome. O 911 Cup deriva diretamente dos modelos 911 GT de produção e é fabricado na planta de Zuffenhausen, na Alemanha, ao lado dos veículos de rua. Desde 1990, a Porsche produziu 5.381 unidades de seus carros para séries monomarca, sendo 1.130 do modelo 911 GT3 Cup lançado em 2020.
Para Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, o conceito do novo carro preserva a filosofia de desempenho e exigência técnica. “O 911 Cup combina componentes de produção de nossos esportivos GT com tecnologia de corrida, criando um conjunto coerente. Dirigir o 911 Cup continuará sendo um desafio, pois também é uma plataforma de formação para nossos Juniors”, afirmou.
No mercado norte-americano, o CEO da Porsche Motorsport North America, Volker Holzmeyer, destacou o peso do modelo para a base do automobilismo da marca. “O 911 Cup é um dos carros de corrida mais vendidos no mundo, sustentando nossa pirâmide do automobilismo junto com o 718 GT4 RS Clubsport. O fato de sermos um dos primeiros a introduzir o novo modelo demonstra a força da categoria nos EUA”, disse.
O projeto incluiu mudanças aerodinâmicas e estruturais. O novo para-choque dianteiro, dividido em três partes, permite substituição parcial, reduzindo custos. Lanternas diurnas foram eliminadas para evitar danos a radiadores. Novos dutos e aberturas nos para-lamas otimizam a passagem de ar e aumentam a pressão aerodinâmica no eixo dianteiro. A traseira ganhou ajustes para facilitar a regulagem da asa e peças produzidas com fibra de carbono reciclada e resina de base biológica.
Porsche apresenta o novo 911 Cup para competições monomarca
O motor mantém o conceito aspirado de seis cilindros boxer e 4.0 litros, agora com 512 cv, utilizando componentes de produção como borboletas individuais otimizadas e comandos de válvula revisados. A embreagem passou a ter quatro discos de metal sinterizado, permitindo rotações mais altas em largadas. Novos recursos incluem religamento automático do motor em caso de apagão e luzes de freio com estroboscópio para sinalizar veículos parados.
O sistema de freios recebeu discos dianteiros maiores, de 380 mm, e ventilação aprimorada. O ABS Bosch M5, agora de série, conta com sensores adicionais e diagnóstico de falhas. A direção eletricamente assistida ganhou raio de giro menor, facilitando manobras em circuitos de rua.
No cockpit, o volante multifuncional foi redesenhado com ajustes para ABS e controle de tração. O painel central foi simplificado para oito botões, e as configurações podem ser alteradas sem uso de computador. O modelo norte-americano incluirá ar-condicionado com modos “Off”, “On” e “Eco”.
O desenvolvimento envolveu testes em Monza, Lausitzring e Weissach, com a participação de ex-Porsche Juniors e pilotos experientes. A marca reforça que o novo 911 Cup mantém intervalos de manutenção semelhantes, mesmo com desempenho ampliado, buscando equilíbrio entre performance e viabilidade para equipes.