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Duster híbrido promete consumo quase milagroso

A Dacia anunciou a expansão da linha de motorização do utilitário esportivo Duster, com a introdução de uma nova versão híbrida de 155 cv. A medida, que será implementada em breve na Europa, visa oferecer maior eficiência energética e redução de emissões, mantendo o compromisso da marca com soluções acessíveis. No Brasil, o modelo é comercializado sob a marca Renault, mantendo o mesmo nome.
Nova versão combina eficiência energética com atualizações visuais e tecnológicas
A nova motorização híbrida 155 combina um motor a combustão de quatro cilindros e 109 cv com dois motores elétricos — um de 50 cv e outro atuando como gerador de partida de alta voltagem — além de uma bateria de 1,4 kWh (230V) e câmbio automático elétrico. O sistema opera sem embreagem, com quatro marchas para o motor térmico e duas para os elétricos, permitindo partidas sempre em modo elétrico e longos períodos de condução sem emissão em áreas urbanas.
A eficiência do novo conjunto é reforçada pelo sistema de frenagem regenerativa, que atua em conjunto com a bateria e o câmbio automático para recuperar energia durante desacelerações. Com isso, o consumo médio combinado é de 4,6 litros por 100 km, representando uma melhora de 8% em relação à versão híbrida anterior, de 140 cv. As emissões de CO₂ também foram reduzidas, passando de 112 g/km para 105 g/km.
Além da nova motorização, o Duster mantém a opção híbrida leve de 140 cv, que utiliza um motor 1.2 litro turbo de três cilindros, baseado no ciclo Miller, associado a um sistema híbrido de 48V e câmbio manual de seis marchas. Essa configuração oferece suporte ao motor térmico em arrancadas e acelerações, com consumo médio de 5,4 litros por 100 km e emissões de 122 g/km, cerca de 10% inferiores às de um motor convencional de potência equivalente.
As atualizações mecânicas coincidem com mudanças no acabamento interno e externo do modelo. A versão Journey passa a contar com novo revestimento exclusivo e detalhes combinados no interior. Já a versão Extreme incorpora rodas de liga leve pretas de 18 polegadas. Ambas as versões híbridas agora incluem controle de cruzeiro adaptativo como item de série.
Duster híbrido promete consumo quase milagroso
Com essas atualizações, a Dacia reforça sua estratégia de eletrificação gradual, oferecendo alternativas que conciliam desempenho e economia. A introdução da motorização híbrida 155 representa um avanço técnico dentro da proposta da marca, sem alterar sua política de preços competitivos. No mercado brasileiro, onde o Duster é vendido pela Renault, ainda não há confirmação oficial sobre a chegada dessas versões.