A transição entre conceito e produção de um novo tipo de veículo foi consolidada em 2005 com o Bugatti Veyron Chassis 5.0. O modelo, parte da série final de pré-produção, representou o ponto de virada na criação do primeiro hypercar da indústria, capaz de superar 1.000 cavalos e redefinir os limites da engenharia automotiva. O projeto foi idealizado por Prof. Dr. Ferdinand Karl Piëch, cuja ambição era desenvolver um carro que unisse desempenho extremo e usabilidade cotidiana.
Modelo consolidou a visão de Ferdinand Piëch e inaugurou uma nova era na indústria automotiva

“Lembro de cada detalhe da primeira vez que dirigi o Chassis 5.0 em 2005 – o primeiro Veyron que pilotei na estrada. Naquele momento, a visão do Prof. Dr. Piëch estava clara. O som e a potência do W16 eram puros e intensos. Ficou evidente: um sonho pode se tornar realidade”, afirmou Christophe Piochon, atual presidente da Bugatti Automobiles e então chefe de garantia de qualidade da produção.
O Chassis 5.0 foi equipado com dez radiadores para refrigeração, uma transmissão DSG de sete marchas com dupla embreagem, e um motor W16 16.4 com quatro turbocompressores. A configuração foi resultado de anos de testes em campo e refinamentos técnicos liderados por engenheiros como Dr. Wolfgang Schreiber, Gregor Gries e Dr. Karl-Heinz Neumann. A plataforma serviu como base para validar sistemas críticos e ajustar componentes como placas de titânio nos discos de freio, essenciais para alcançar a temperatura ideal de operação.

Além da performance, o veículo teve papel central na validação de processos de montagem. Técnicos da Bugatti utilizaram o modelo para testar ferramentas, avaliar superfícies de alumínio, fibra de carbono e pintura, e estabelecer padrões que seriam aplicados na produção do Veyron e posteriormente do Chiron.
O Chassis 5.0 também foi protagonista na apresentação da Bugatti ao público global. Após sua participação na inauguração do Atelier em Molsheim, o veículo foi utilizado em testes de imprensa na Sicília e em programas como Top Gear. O desempenho impressionou pilotos profissionais, como Pierre-Henri Raphanel, que se tornou o primeiro Pilote Officiel da marca e conduziu o modelo em demonstrações internacionais.
Bugatti Veyron Chassis 5.0 marca virada histórica na engenharia automotiva

Após um período com um cliente, o veículo retornou à sede da Bugatti, restaurado com pintura preta e metálica. Hoje, permanece como símbolo da fusão entre herança, engenharia e inovação que definiu o conceito de hypercar.
“Todo sonho começa com uma inspiração. O Chassis 5.0 foi a materialização de anos de trabalho e inovação. É uma honra ter acompanhado seu desenvolvimento. Ao celebrarmos 20 anos desde seu lançamento, seguimos valorizando a paixão que ele desperta em nossos times e entusiastas”, concluiu Piochon.





