A Suzuki revelou oficialmente o e Vitara, seu novo SUV elétrico, que será produzido exclusivamente na fábrica de Gujarat, na Índia, com foco inicial nos mercados do Reino Unido e Europa. O modelo chega com duas opções de bateria — 49kWh e 61kWh — e traz como destaque o sistema de tração integral elétrica ALLGRIP-e, desenvolvido pela própria montadora.

SUV estreia com nova plataforma, duas opções de bateria e sistema de tração integral ALLGRIP-e

Com uma proposta voltada à eletrificação e à versatilidade, o e Vitara estreia sobre a nova plataforma HEARTECT-e, projetada especificamente para veículos elétricos. A arquitetura permite um assoalho plano, maior espaço interno e melhor distribuição de peso, além de contribuir para a segurança estrutural em colisões. A expectativa é que, após o lançamento nos mercados prioritários, o modelo seja disponibilizado em outras regiões, incluindo Japão, Índia e, quem sabe, Brasil.

O e Vitara mede 4.275 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.635 mm de altura, com entre-eixos de 2.700 mm. Em relação ao Vitara híbrido, o novo modelo é 200 mm mais longo e utiliza pneus mais largos, mantendo o raio de giro de 5,2 metros. A motorização elétrica varia conforme a versão: 106 kW no modelo 49kWh, 128 kW no 61kWh 2WD e até 135 kW nas versões com ALLGRIP-e, que adicionam um motor traseiro de 48 kW e 114 Nm extras de torque.

O sistema ALLGRIP-e permite controle independente dos eixos dianteiro e traseiro, com modos de condução AUTO e TRAIL. A distribuição de torque é ajustada em tempo real, conforme as condições de aderência, oferecendo tração otimizada em pisos escorregadios e resposta dinâmica em acelerações.

No interior, o e Vitara adota o conceito “High Tech and Adventure”, com console central flutuante, volante em formato D e iluminação ambiente com 12 opções de cor. O painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas são itens de série, assim como o sistema Suzuki Connect com três anos de assinatura.

Suzuki lança e Vitara com tração elétrica nas quatro rodas

Entre os equipamentos, o modelo 49kWh inclui rodas de 18 polegadas, sensores de estacionamento, câmera de ré, entrada e partida sem chave, bomba de calor, assistentes de permanência em faixa, frenagem de emergência, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Já o 61kWh Motion adiciona aquecimento nos bancos dianteiros e volante, além de saídas de ar para os passageiros traseiros.

A versão Ultra, com bateria de 61kWh, traz rodas de 19 polegadas, carregador por indução, sistema de som Infinity com subwoofer, câmera 360°, teto panorâmico, faróis de neblina em LED e bancos com ajustes elétricos. Quando equipada com o ALLGRIP-e, essa versão também recebe controle de descida e modo Trail.

A bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) possui 96 células nas versões 2WD e 120 células nas versões ALLGRIP-e. O tempo estimado de recarga rápida (DC) de 10% a 80% é de 45 minutos. Em corrente alternada, o tempo varia entre 5,5 horas (11kW trifásico) e 9 horas (7kW monofásico).

O sistema de gerenciamento térmico inclui bomba de calor de série em todas as versões, otimizando o desempenho da bateria e do ar-condicionado. A segurança é reforçada com recursos como controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de placas, monitoramento do condutor e assistente de mudança de faixa.