A Case IH iniciou os testes de campo do trator Puma 230 movido a etanol, em parceria com a São Martinho, produtora de açúcar, etanol e bioenergia. A operação ocorre em Pradópolis (SP), onde o trator atua ao lado da colhedora de cana Austoft 9000, também movida a etanol, marcando uma nova etapa no projeto de descarbonização da agricultura.

Equipamento opera ao lado de colhedora de cana em projeto de descarbonização agrícola

“O trator a etanol foi apresentado durante a última Agrishow e passou por mais de 100 horas de testes de bancada desde então. Agora opera em campo ao lado da colhedora que tem apresentado resultados muito satisfatórios. A parceria com a São Martinho é fundamental para validarmos a eficiência e confiança dessas máquinas em condições reais de operação. Caminhamos confiantes no desenvolvimento de um portfólio completo de máquinas movidas a etanol”, afirma Leandro Conde, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.

A iniciativa busca validar o desempenho dos equipamentos em condições reais de operação, com foco na eficiência energética e na redução de emissões. O motor do trator, desenvolvido pela FPT Industrial, é o N67 Ciclo Otto, com potência nominal de 234cv. A tecnologia é semelhante à utilizada no setor automotivo e contribui para menor emissão de poluentes e redução de ruído.

A São Martinho, parceira da Case IH em projetos de inovação, avalia que a adoção do etanol como combustível pode impactar a agricultura de forma ampla. “Acreditamos que essa tecnologia tem potencial para promover uma mudança significativa não apenas no setor sucroenergético, mas em toda a agricultura. O uso do etanol como combustível renovável contribui diretamente para nossas ambições ambientais e para a construção de uma economia de baixo carbono”, destaca Fábio Venturelli, CEO da São Martinho.

Os motores N67 Etanol, do trator Puma 230, e CURSOR 13 Etanol, da colhedora Austoft 9000, foram desenvolvidos para atender às exigências do campo, mantendo a resistência dos motores FPT Industrial. A proposta é oferecer uma solução com menor impacto ambiental, elevada produtividade e disponibilidade de abastecimento.

Case IH testa trator movido a etanol em parceria com São Martinho

A FPT Industrial considera o etanol uma alternativa viável para a descarbonização na América Latina, região com alto potencial em biocombustíveis. “A FPT Industrial entende as diversas fontes de energia e esta é uma das nossas vantagens. Temos um papel fundamental na descarbonização da América Latina e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na região. Estamos preparados para transformar biocombustíveis como o Etanol em uma solução real e transformadora para diferentes segmentos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Após o período de colheita, o trator será testado em outras funções, como preparo de solo e plantio. A expectativa é avaliar confiabilidade, autonomia e durabilidade. A máquina também será testada na produção de etanol de milho, com possibilidade de expansão da tecnologia para colheitadeiras de grãos e pulverizadores.