A temporada 2025 da Fórmula 1 chegou ao fim com um último dia de atividades no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, marcado por testes coletivos que reuniram pilotos titulares e jovens talentos. O foco esteve nos pneus da nova gama da Pirelli, que serão utilizados a partir de 2026. As equipes tiveram a oportunidade de avaliar os compostos definitivos em carros adaptados, enquanto os jovens pilotos conduziram os modelos de 2025 em condições controladas.

Testes coletivos encerram temporada e antecipam mudanças técnicas da categoria

O Diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola, destacou a relevância da sessão: “Este dia de testes foi uma oportunidade excelente para todas as equipes experimentarem os pneus definitivos de 2026, cujos compostos serão oficialmente confirmados na segunda-feira. Ao longo dos testes de desenvolvimento realizados pela Pirelli nesta temporada, as equipes rodaram individualmente com diferentes versões de protótipos, em várias fases, desde apenas a nova construção até diversas opções para um mesmo composto. Hoje foi a primeira vez em que elas tiveram toda a gama completa disponível na pista, o que permitiu compreender mais profundamente as características dos novos pneus”.

Os carros foram liberados após a apresentação dos novos grafismos que estarão nas laterais dos pneus a partir da próxima temporada. A maioria dos carros-mula utilizou o sistema de DRS atual, com limite de velocidade de 300 km/h para reduzir o downforce e gerar dados representativos para 2026.

Apenas os modelos equipados com o novo “straight line mode” dianteiro puderam rodar sem restrição, respeitando as zonas de ativação definidas pela FIA. As equipes tiveram liberdade para escolher os pneus durante os testes. No caso dos carros-mula, foram disponibilizados jogos de C2, C3, C4, C5 e intermediários. Entre os titulares, Kimi Antonelli (Mercedes) registrou a melhor volta com 1m25s170, seguido por Oscar Piastri (McLaren) com 1m26s099 e Lewis Hamilton (Ferrari) com 1m26s138, todos utilizando o composto C5.

Os jovens pilotos, definidos como aqueles com até duas participações em GPs, conduziram os carros de 2025. Eles tiveram à disposição dois jogos de C3 e C5, quatro de C4, além de intermediários e pneus de chuva extrema. Jak Crawford (Aston Martin) foi o mais rápido, com 1m23s766 utilizando o C5. Entre os participantes estiveram Pato O’Ward, Frederik Vesti, Ayumu Iwasa, Dino Beganovic, Luke Browning, Arvid Lindblad, Ryo Hirakawa, Paul Aron e Kush Maini.

Pirelli encerra temporada da F1 com testes da gama 2026

Durante nove horas de pista, foram completadas 2.648 voltas, equivalentes a 13.984 quilômetros. Antonelli liderou em número de voltas com 157, seguido por Vesti com 145 e Pierre Gasly com 144. Para a Pirelli, o objetivo foi confirmar os espaçamentos de performance entre os compostos e analisar níveis de degradação.

Isola acrescentou: “Analisar os novos pneus, que têm uma área de contato menor com o asfalto, também nos permitiu avaliar sua susceptibilidade a granulação e superaquecimento, dois efeitos que podem aumentar devido à superfície reduzida. Agora, precisamos esperar até o fim de janeiro para ver esses pneus em ação nos testes de Barcelona, nos carros da nova geração”.

Com o encerramento da temporada, as equipes direcionam o planejamento para 2026, quando os novos pneus serão integrados aos carros da próxima geração, em conjunto com a aerodinâmica ativa prevista pela FIA.