A Volvo atingiu a marca de 500 mil veículos produzidos no Brasil, consolidando a relevância da fábrica de Curitiba (PR) dentro do sistema industrial global da companhia. O registro do momento reuniu funcionários da produção, que acompanharam a trajetória iniciada em 1979 com a montagem do primeiro chassi de ônibus B58.
Unidade brasileira reúne produção de caminhões e ônibus e concentra gestão da marca na América Latina

“A unidade de Curitiba é a única da marca a reunir, em um mesmo local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos. Isso traz agilidade aos processos, em benefício dos clientes”, afirmou Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil.
Um ano após o início das operações, em 1980, a fábrica passou a produzir caminhões, com a montagem do modelo N10. Desde então, a unidade ampliou sua atuação e hoje concentra também a gestão dos negócios da marca na América Latina, incluindo áreas comerciais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, além de campo de provas. Atualmente, a planta opera em dois turnos e conta com 4.200 funcionários diretos.
Ao longo de mais de quatro décadas, a fábrica paranaense foi responsável por lançamentos que marcaram o setor automotivo. Entre eles, os primeiros chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo, em 1992; os primeiros caminhões com motores eletrônicos fabricados no Brasil, em 1996; e os caminhões semipesados Volvo VM, em 2003. Em 2017, a unidade apresentou os primeiros caminhões autônomos do País. A mais recente novidade é a linha 2026 dos caminhões Volvo FH, com avanços em inteligência artificial, segurança e produtividade. No segmento de ônibus, destaca-se o início da produção do chassi Volvo BZRT, articulado ou biarticulado 100% elétrico, destinado também à exportação global.
A fábrica de Curitiba mantém práticas voltadas à redução de impactos ambientais. Toda a energia consumida é proveniente de fontes renováveis. Desde 2008, o programa “Aterro Zero” garante destinação circular de resíduos. A adoção de caminhões elétricos no fluxo logístico evita a emissão de 738 toneladas de CO₂ por ano. A introdução do Diesel Verde R5 no primeiro abastecimento dos veículos contribui para a redução de outras 400 toneladas anuais de CO₂. Nos últimos anos, houve diminuição de 30% nas emissões por veículo produzido.
Produção da Volvo no Brasil chega a meio milhão de unidades

A unidade também se destacou nas relações com seus empregados. Nos anos 1990, foi a primeira do setor automotivo brasileiro a adotar jornada semanal de 40 horas. A política de participação nos lucros e resultados foi implementada antes mesmo da regulamentação legal. Outro diferencial foi a adoção de equipes autogerenciáveis, modelo que concede autonomia aos trabalhadores nas decisões cotidianas. Essas práticas levaram a fábrica a figurar, há mais de duas décadas, em rankings nacionais das melhores empresas para se trabalhar.
Com meio milhão de veículos produzidos, a fábrica da Volvo em Curitiba reafirma sua posição estratégica para a marca, combinando inovação, sustentabilidade e práticas de gestão que moldaram sua trajetória no Brasil e na América Latina.





