A função da bomba de direção hidráulica e os sinais que indicam falhas no componente são temas de atenção para motoristas e oficinas, especialmente diante do aumento de ocorrências relacionadas ao sistema de direção assistida. O componente é responsável por gerar a pressão hidráulica necessária para facilitar o movimento do volante e das rodas, principalmente em manobras e baixas velocidades.

Especialista explica sintomas que indicam falhas e orienta sobre manutenção preventiva

“É ela que pressuriza o fluido hidráulico para diminuir o esforço necessário ao dirigir”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata. O especialista destaca que o entendimento do papel da bomba é fundamental para identificar sintomas de desgaste e evitar danos ao conjunto de direção.

Entre os sinais que podem indicar falhas, ruídos ao esterçar o volante estão entre os primeiros indícios. Esses sons podem estar relacionados ao desgaste de rolamentos, correia ou polia. A dificuldade em girar o volante também é apontada como alerta, podendo ser consequência de baixo nível de fluido, falhas internas da bomba ou problemas na caixa de direção.

Outro ponto observado é o surgimento de vazamentos no sistema hidráulico, que reduzem o nível do fluido e tornam o volante mais pesado. Mangueiras desgastadas, conexões comprometidas ou componentes danificados podem estar na origem do problema. A falta de fluido, segundo Leite, aumenta o atrito interno e eleva a temperatura de funcionamento. “Esse processo pode ocasionar cheiro de queimado”, alerta.

Ruídos e volante pesado podem indicar problemas na bomba de direção

Para prevenir falhas, a recomendação é realizar inspeções periódicas e buscar uma oficina de confiança ao identificar qualquer alteração no comportamento da direção. Em caso de substituição da bomba, é necessário avaliar o estado das mangueiras, do fluido, das polias e correias. Leite orienta ainda: “Verifique também a caixa de direção quanto a folgas excessivas, limpeza do reservatório, vedação adequada, braços de direção e terminais desgastados, além de suportes e fixações, que devem estar bem firmes”.