Alpha Notícias: ZF lidera fornecimento para ônibus que operam nos corredores do Rio de Janeiro
Empresa é a marca preferida das frotas que operarão o Corredor TransCarioca
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A ZF mantém-se como uma das principais escolhas de frotistas de ônibus que operam nos corredores BRT (Bus Rapid Transit) na cidade do Rio de Janeiro, e detém 88% do market share de transmissões automáticas no município. Atualmente, 250 veículos rodam na capital fluminense e em Niterói equipados com as transmissões automáticas ZF. Corredores BRT importantes, como o TransOeste, operam com ônibus 98% equipados com ZF. E, em breve, os novos ônibus que circularão no Corredor TransCarioca também terão soluções ZF – a inauguração deste novo BRT está marcada para o dia 1º de maio.
“Hoje, a ZF está presente em diversas aplicações no Rio, seja BRS (Bus Rapid Service) ou BRT. A marca ZF é a preferida nos corredores TransOeste, Intersul (Centro) e Translitorânea (Niterói). E, em breve, estaremos presentes também no corredor TransCarioca, complementando o fornecimento de nossas soluções ao Rio de Janeiro à aproximadamente 20 empresas, como Jabour, Pégaso, Redentor, Litoral, Real, Algarve, São Silvestre, Vila Isabel, Ingá e Pendotiba. Nossas transmissões são aplicadas em veículos da Mercedes-Benz, Volvo, MAN Latin America e Scania”, diz Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da ZF.
“Atualmente, detemos 88% do market share de transmissões automáticas para ônibus no Rio de Janeiro. E este cenário pode se alterar, com um share ainda maior, devido à entrada de novos corredores”, diz Marreco, referindo-se à TransCarioca, BRT que vai cortar bairros importantes do subúrbio carioca, desde a Barra da Tijuca até o aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Este será o primeiro corredor de alta capacidade a cortar transversalmente a cidade, e cerca de 450 mil passageiros serão beneficiados diariamente com veículos equipados com ar-condicionado e capazes de transportar até 180 passageiros.
“Já estamos no Rio de Janeiro há muitos anos, quando começamos com o fornecimento de transmissões mecânicas até chegar aos dias de hoje, com as automáticas reinando. Para TransOeste e TransCarioca, ou até mesmo para os BRTs TransBrasil e TransOlímpica, ambos em fase de planejamento, as transmissões automáticas mais avançadas do mundo, como a ZF-Ecolife, trarão os melhores benefícios para os operadores, passageiros e população do Rio de Janeiro”, explica o executivo.
A transmissão automática ZF-Ecolife já está presente no TransOeste, e futuramente no corredor TransCarioca, e reúne diversos atributos da tecnologia de ponta que a ZF aplica globalmente em seus produtos. Entre os benefícios, destacam-se: baixo consumo de combustível (possível por conta das seis marchas); aumento de produtividade da operação (sem trocar de marcha, o motorista é capaz de dirigir mais descansado e com mais atenção ao trânsito); e menos impacto ao meio ambiente (itens como o retardador primário evitam que freios sejam utilizados e, consequentemente, que quantidades menores de pó de freio sejam expelidas).
O software TopoDyn Life é responsável pela troca de marchas e reconhece a topografia e o peso transportado pelo veículo. A escolha é feita pela “inteligência artificial” do programa, que calcula rapidamente qual é a marcha necessária.
Outro destaque das transmissões é o retardador hidráulico primário, que freia o veículo até uma velocidade de 6 km/h sem a utilização dos freios. Um sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos são comuns por conta do forte tráfego.

You must be logged in to post a comment Login