• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
Home Outros

Alpha Esportes: Beto Monteiro vence etapa da Fórmula Truck em São Paulo

admin by admin
7 de julho de 2013
in Outros
0
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter


Com a vitória do pernambucano, Leandro Totti assume a liderança do campeonato

Texto: Redação
Foto: Juliano Stella (JStella Fotografia)

A definição do vencedo da etapa da Fórmula Truck na cidade de São Paulo, neste domingo, foi um dos mais acirrados dos últimos anos da categoria. Beto Monteiro conquistou a nona vitória de sua carreira, a primeira delas no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. O pernambucano da Scuderia Iveco consolidou na metade da última volta a ultrapassagem sobre o paranaense Leandro Totti, da RM-MAN Latin America, que liderou a maior parte da corrida.

Três dos cinco pilotos que compuseram o pódio da etapa paulista são titulares de caminhões Iveco. Valmir “Hisgué” Benavides, parceiro de Monteiro na Scuderia Iveco, cruzou a linha de chegada em quarto lugar. O terceiro foi o italiano Alex Caffi, da Dakarmotors, ex-piloto de Fórmula 1 que cumpria apenas sua terceira participação na Truck. Totti ficou em segundo. O goiano Leandro Reis, com o Scania da Original Reis, completou a prova em quinto.

Monteiro comemorou efusivamente. “Tive uma disputa muito dura com o Totti. É uma vitória fantástica, dedico o resultado a todos na minha equipe, que trabalharam duro para que eu tivesse um caminhão tão competitivo. Estava perfeito”, definiu o piloto, que terminou a corrida com o pneu traseiro esquerdo furado. Benavides avalizou a declaração. “Isso mostrou que nossa equipe tem um caminhão excelente para o restante da temporada”, acrescentou o paulista.

Totti lamentou a perda da vitória. “Não tinha muito o que eu fazer. Tentei segurar o Beto, mas já sabia que ele viria para cima de qualquer jeito”, declarou. Caffi exultou seu resultado. “Fico muito feliz por conseguir esse pódio logo na terceira corrida. O caminhão é novo e não tenho muita experiência na Truck, que tem pilotos excelentes se comparados aos que enfrentei em categorias internacionais depois que saí da Fórmula 1”, disse.

A etapa valeu como terceira e penúltima etapa do Sul-Americano, em que Totti assumiu a liderança com 59 pontos, 11 à frente do conterrâneo Wellington Cirino, da ABF Santos Desenvolvimento, que largou do fim do grid e terminou a corrida em sexto. Monteiro e o gaúcho Régis Boessio, que não concluiu a corrida, passam a dividir a terceira posição. A etapa final do Sul-Americano será disputada em setembro, na pista argentina de Córdoba.

A prova deste domingo também marcou a quinta das dez etapas do Campeonato Brasileiro, que também passa a ter Totti como líder. Ele foi a 77 pontos, contra 71 de Boessio e do paulista Paulo Salustiano – os dois dividiam a liderança da competição e abandonaram em Interlagos com problemas em seus caminhões Mercedes-Benz. Monteiro, com a vitória, passou a figurar em quarto lugar na tabela, com 60 pontos, Cirino, em quinto, tem 54.

A corrida

O destaque da largada ficou por conta de Felipe Giaffone, que saltou da quinta para a segunda posição. Valmir Benavides, sétimo no grid, ganhou duas posições, enquanto Beto Monteiro, seu companheiro de equipe na Scuderia Iveco, caiu do segundo para o quarto lugar. Luiz Lopes, da Lucar Motorsports, foi punido com um drive-thru por queima de largada e teve de passar pela área de boxes na terceira volta respeitando o limite de 60 km/h.

Régis Boessio, que abriu a disputa em Interlagos na liderança dos dois campeonatos, teve um toque com Alberto Cattucci e teve a carenagem de seu Mercedes-Benz danificada – completou a primeira volta em 20º lugar. Ao fim da segunda volta, o pole-position Roberval Andrade, que liderava a corrida, teve de se encaminhar aos boxes, com problemas mecânicos no Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport. Boessio também estacionou nos boxes.

A terceira volta da corrida foi igualmente movimentada. Na reta oposta, o paulista Paulo Salustiano, empatado na liderança do Brasileiro com Boessio, abandonou com o estouro do motor de seu Mercedes-Benz – o incidente fez com que óleo fosse derramado na pista, ocasionando a saída de pista de Diogo Pachenki, seu companheiro na equipe ABF Racing Team. A necessidade de limpeza da pista provocou a intervenção do Pace Truck.

Pachenki aproveitou as voltas sob bandeira amarela para uma rápida parada nos boxes, enquanto as cinco primeiras posições traziam Giaffone, Totti, Monteiro, Benavides e André Marques. Dada a relargada, Totti tomou a linha interna da pista e tomou a liderança de Giaffone, seu parceiro de time na RM Competições. Boessio, que conseguiu voltar à pista durante as voltas com Pace Truck, rodou sob os resquícios de óleo na pista.

Depois de uma volta de corrida, o Pace Truck foi novamente acionado – desta vez, na intervenção programada para o 20º minuto de corrida. Andrade, que tentava retomar sua participação na corrida, fazia a essa altura a segunda visita aos boxes. Boessio também estacionou seu caminhão à beira da pista e abandonou a corrida definitivamente, deixando aberto o caminho para Totti ser o líder da temporada, desde que confirmasse a vitória.

Marques, quinto colocado, tomou o caminho dos boxes no instante em que uma nova relargada foi dada. Na sétima volta, Pachenki também teve de abandonar a corrida, com problemas mecânicos. Instantes depois, foi a vez de Adalberto Jardim parar nos boxes, com problemas no catalisador. O principal duelo da corrida, que entrava em sua segunda metade, valia o quinto lugar e confrontava Leandro Reis, da Scania, e Alex Caffi, da Iveco.

Na nona volta de corrida, Wellington Cirino, que largou do fim do grid, fez a ultrapassagem sobre Geraldo Piquet, seu companheiro de equipe na ABF Santos Desenvolvimento, assumindo a sétima colocação. Raijan Mascarello, em sua segunda corrida na categoria, acompanhava de muito perto os dois Mercedes-Benz, que nesta etapa de Interlagos passou a exibir o escudo do Santos Futebol Clube, novo parceiro da categoria.

Na décima volta de corrida, Mascarello perdeu ritmo na subida para a curva do Bico de Pato. Num primeiro momento, seu caminhão ficou parado à beira da pista, o que levou a direção de prova a acionar mais uma vez o Pace Truck. Dada a intervenção, Mascarello conseguiu remover seu Ford para uma posição de segurança. Piquet, José Maria Reis e Ronaldo Kastropil pararam nos boxes. Luiz Lopes também desistiu, com superaquecimento do motor.

Caffi já havia ultrapassado Leandro Reis e assumido a quinta posição, o que lhe dava seu primeiro pódio na Fórmula Truck, quando a direção de prova determinou que o vice-líder Felipe Giaffone parasse nos boxes para a equipe tentar sanar o excesso de fumaça em seu caminhão MAN – com isso, o italiano passou a ser o quarto colocado. Totti, ainda na liderança, abria três segundos e meio de vantagem sobre Monteiro, o segundo colocado.

Giaffone e João Marcos Maistro pararam nos boxes ao mesmo tempo – o paranaense da Clay Truck Racing teve problemas em seu Volvo; o paulista da RM-MAN Latin America voltou à corrida em 13ºlugar. A abertura da 13ª volta marcou, na reta dos boxes, a ultrapassagem de Caffi sobre Valmir Benavides, que lhe valeu a terceira posição. O complemento da volta deixou explícita a tentativa de reação de Monteiro, já a 1s871 do líder.

Depois de 14 voltas, a diferença estava em 1s706. Na 15ª caiu a 0s589. Na abertura da 17ª e última volta, os dois caminhões estavam separados por apenas 0s253. Eles percorreram mais da metade da volta final praticamente emparelhados na pista. A ultrapassagem de Monteiro veio na curva do Bico de Pato. Na saída da Junção, o Iveco de Monteiro saiu de traseira. Ainda assim ele manteve-se à frente, para vencer com 0s213 de vantagem.

A próxima corrida da Fórmula Truck, valendo apenas pelo Campeonato Brasileiro, será disputada no dia 4 de agosto no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). 

Resultado

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 56min57s745
2º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 0s213
3º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 6s404
4º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 8s579
5º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 10s503
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, a 11s950
7º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, a 32s647
8º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 35s962
9º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 41s258
10º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 1min07s571
11º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 1min08s869
12º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 1 volta
13º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 1 volta
14º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 2 voltas
15º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, a 2 voltas

Não completaram

João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 6 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenolvimento, 7 voltas
Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 8 voltas
Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 8 voltas
Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 8 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 9 voltas
Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 11 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 14 voltas
Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 15 voltas
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 15 voltas
Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 15 voltas

Classificação

Campeonato Brasileiro de F-Truck

1º) Totti, 77 pontos; 2º) Salustiano e Boessio, 71; 4º) Monteiro, 60; 5º) Cirino, 54; 6º) Piquet, 53; 7º) Benavides, 42; 8º) Pachenki, 40; 9º) L. Reis, 39; 10º) Maistro, 30; 11º) Andrade, 26; 12º) Marques e Fogaça, 24; 14º) Cattucci, 22; 15º) Jardim, 20; 16º) Caffi, 17; 17º) Castro, 15; 18º) Kastropil, Piano e Muffato, 12; 21º) J. Reis e Bueno, 10; 23º) Giaffone, 8; 24º) Lopes, 4; 25º) Rodrigues, 2.

Sul-Americano

1º) Totti, 59 pontos; 2º) Cirino, 48; 3º) Boessio e Monteiro, 43; 5º) Salustiano, 41; 6º) Benavides, 38; 7º) L. Reis, 24; 8º) Piquet, 23; 9º) Fogaça, 19; 10º) Caffi, 17; 11º) Maistro, 13; 12º) Marques e Cattucci, 11; 14º) J. Reis, 9; 15º) Castro, 8; 16º) Pachenki, Muffato, Piano, Giaffone e Andrade, 6; 21º) Kastropil e Bueno, 5; 23º) Lopes, 4; 24º) Rodrigues, 2.

Marcas

1º) Mercedes-Benz, 222 pontos; 2º) Iveco, 114; 3º) MAN, 111; 4º) Scania, 89; 5º) Volvo, 77; 6º) Ford, 34. Pelo Sul-Americano, o campeonato de marcas da categoria passa a apresentar a seguinte pontuação: 1º) Mercedes-Benz, 119 pontos; 2º) Iveco, 96; 3º) MAN, 61; 4º) Scania, 44; 5º) Volvo, 37; 6º) Ford, 25.
Tags: Sem categoria
Previous Post

Alpha Notícias: ZF apresenta eixo traseiro e transmissões automáticas de 6 marchas para o mercado de ônibus

Next Post

Alpha Esportes: Mitsubishi Lancer Cup fica mais disputada e repleta de ultrapassagens

admin

admin

Next Post

Alpha Esportes: Mitsubishi Lancer Cup fica mais disputada e repleta de ultrapassagens

Please login to join discussion

Recommended

Entenda como será a compra da Iveco pela Tata Motors

Entenda como será a compra da Iveco pela Tata Motors

4 horas ago
GT World Challenge Europe reúne 40 carros em Magny-Cours com foco nos pneus Pirelli

GT World Challenge Europe reúne 40 carros em Magny-Cours com foco nos pneus Pirelli

4 horas ago

Trending

Divina Macchina retorna ao pátio do Colégio Dante Alighieri

Divina Macchina retorna ao pátio do Colégio Dante Alighieri

1 dia ago
Gulf e Williams promovem ação com fãs para pintura do FW47

Gulf e Williams promovem ação com fãs para pintura do FW47

3 dias ago

Popular

GT World Challenge Europe reúne 40 carros em Magny-Cours com foco nos pneus Pirelli

GT World Challenge Europe reúne 40 carros em Magny-Cours com foco nos pneus Pirelli

4 horas ago
Divina Macchina retorna ao pátio do Colégio Dante Alighieri

Divina Macchina retorna ao pátio do Colégio Dante Alighieri

1 dia ago
Gulf e Williams promovem ação com fãs para pintura do FW47

Gulf e Williams promovem ação com fãs para pintura do FW47

3 dias ago

Too Much Stress for the Mother Affects the Baby Through Amniotic Fluid

2 meses ago

Our 10 Best Slow Cooker Winter Meals for School Nights

1 mês ago

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © 2012 - 2017, JNews - Premium WordPress news & magazine Jegtheme.

Vá para versão mobile