Ford New Fiesta mostra sua força no Rali da Argentina
O New Fiesta RS conquistou mais um pódio na sua primeira temporada no Campeonato Mundial de Rali. Estreando no circuito de Córdoba, na Argentina, neste final de semana, o modelo da Ford teve alto rendimento e foi para o pódio com o time oficial, pilotado pelo finlandês Mikko Hirvonen.
No Rali da Argentina, o New Fiesta RS ficou com a segunda colocação e manteve-se firme na luta pela liderança tanto no campeonato de construtores como de pliotos. O rali marcou a primeira competição do New Fiesta na América do Sul, que teve um dos finais mais emocionantes já vistos no circuito: Hirvonen chegou a apenas 2,3 segundos do líder e manteve a segunda posição entre os pilotos.
O Rali da Argentina, com suas pistas de cascalho e asfalto, é um desafio para as equipes. Ao mesmo tempo, é muito apreciado pelos pilotos por ser acompanhado de perto por milhares de pessoas ao longo do trajeto. O segundo lugar garantiu pontos valiosos para a marca na temporada de estréia.
O diretor do time Ford Malcolm Wilson mostrou satisfação com o desempenho do New Fiesta RS. “Foi outra exibição empolgante do carro e o primeiro lugar escapou por muito pouco. A performance do carro, forte no asfalto, como esperávamos, e entusiasmante no cascalho, nos deixa confiantes para as etapas que virão.”
A próxima corrida será o Rali da Grécia, um dos mais clássicos do campeonato. Ele será disputado em pista de cascalho, de 16 a 19 de junho.
Tecnologia EcoBoost
O Mundial de Rali é conhecido como o teste mais duro para carros derivados de modelos de produção, com uma diversidade extrema de clima e de pistas que vai da neve congelante na Suécia a estradas quentes de pedra na Grécia. O S2000 forneceu uma boa base para o New Fiesta RS, mas fora a gaiola e o chassi, todas as peças foram modificadas para se tornar mais leves, resistentes e incorporar outras melhorias importantes para o desempenho.
O time de Design da Ford Europa desenvolveu o visual do New Fiesta RS seguindo a proposta de estilo Kinetic que identifica a marca. O motor 1.6 EcoBoost, com turbo, injeção direta e válvulas de abertura variável, traz uma nova tecnologia presente também em modelos de produção normal da Ford.
“O conhecimento acumulado no projeto do motor EcoBoost para os carros de produção foi muito importante no desenvolvimento do modelo de rali. A transferência de tecnologia geralmente acontece das pistas para as ruas e ficamos satisfeitos de ver que, nesse caso, foi exatamente o contrário”, diz Gerard Quinn, diretor de Motorsport da Ford Europa.
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