dunlop
Connect with us

Outros

Ford New Fiesta acelera no Rali da Itália para manter a liderança no Mundial

Published

on

Texto e Foto: Imprensa Ford

O New Fiesta participa neste final de semana da quinta etapa no Campeonato Mundial de Rali, na Sardenha, Itália. O time Ford (Abu Dhabi World Rally) segue na liderança do campeonato de construtores com o New Fiesta, após quatro das 13 etapas da temporada.

No campeonato de pilotos, as duplas da Ford, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila, lutam pelo primeiro lugar com uma diferença de apenas oito pontos.

Advertisement

Disputada em pista de cascalho, a etapa da Itália vem depois do dramático Rally da Jordânia, onde Latvala terminou a apenas 0,2 segundo da vitória, na final mais eletrizante de todos os tempos. A cidade industrial de Olbia, próxima de Porto Cervo e da flamejante Costa Esmeraldina, no nordeste da ilha, é a sede do rali.

A maior parte da competição será nas montanhas e florestas mais ao sul, em meio a um cenário deslumbrante de belezas naturais. O piso com superfície de areia tem por baixo uma base dura, por isso as etapas especiais podem ter trilhas sulcadas na segunda passada. As pistas são rápidas, mas frequentemente estreitas, exigindo precisão dos pilotos.

O Campeonato Mundial de Rali volta para a Itália depois de um ano de ausência, incluindo novas pistas no trecho de abertura, na sexta-feira. Considerado técnico e desafiador, ele vai exigir muita habilidade dos pilotos, que poderão percorrer o trajeto apenas duas vezes, em baixa velocidade, antes da largada.

Advertisement

Hirvonen, segundo no campeonato a apenas dois pontos do líder, terminou em segundo na última prova na Sardenha. “As pistas são estreitas e sem limites definidos. Em vez de canaletas marcando as laterais, há arbustos, árvores e pedras, o que traz uma dificuldade extra”, diz o finlandês de 30 anos.

“As superfícies são mais arenosas que a maioria das pistas de cascalho da Europa, por isso é uma vantagem para mim não ser o primeiro na largada, o que acontece pela primeira vez nesta temporada em cascalho. O New Fiesta é fantástico em cascalho e a agilidade que mostrou indica que seremos competitivos em qualquer lugar”, completou.

Vencedor da prova em 2009, Latvala completou cerca de 230 km de testes na quarta-feira. “Testei diversas regulagens mas não percebi melhoras no desempenho do carro, elas serviram para confirmar que o ajuste original estava certo. Estou contente com esse acerto e não vejo necessidade de testar novas opções. Gosto de pilotar neste rali e estou com fome de vencer. Tenho uma posição favorável na largada e preciso aproveitá-la bem para buscar a vitória no último dia”.

Advertisement
Advertisement