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Tecfil investe R$ 800 mil em ações de RH
Com programas que visam ambiente favorável para os colaboradores, empresa alcança índice de 98% de satisfação Texto: Assessoria de Imprensa O mercado de trabalho é um dos mais competitivos, tanto pela busca constante das organizações por resultados, como pela exigência das empresas por uma equipe de colaboradores altamente qualificada. Nesse cenário de pressão constante, alcançar 98% de satisfação entre seus colaboradores demonstra a valorização de uma companhia para seu principal ativo, o capital humano. Essa é a realidade da Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina e líder nacional no segmento, que se destaca por suas iniciativas com foco na qualidade de vida no trabalho. Há quatro anos, a empresa está relacionada entre as melhores empresas para se trabalhar, no ranking elaborado pelas revistas Você S/A e Exame. Para conquistar tal posição, a companhia já investiu cerca de R$ 800 mil em ações de Recursos Humanos, e para 2011 esperar incrementar em 10% os investimentos destinados à gestão de pessoas. “Atualmente realizamos quase 20 programas, que englobam desde a comunicação com o funcionário, planos de carreira e cursos e treinamentos cujo objetivo é a evolução constante de cada integrante da empresa, de qualquer área ou nível hierárquico”, Ricardo Brandão – Diretor de Administração e Suprimentos. Pela concepção da Tecfil, todos os funcionários têm sua importância e podem colaborar para o sucesso do negócio. Para isso, a empresa mantém um diálogo aberto, valorizando as relações interpessoais e a comunicação entre todas as áreas, da direção ao chão de fábrica. O compartilhamento de informações é feito por meio de ferramentas, como quadro de avisos, jornal interno, e-mails, intranet, mural eletrônico e computadores com acesso à intranet e à internet para todos os profissionais, mesmo aqueles que não trabalham diretamente com o equipamento. No canal Fale com RH, o colaborador se expressa sobre qualquer assunto, sem a necessidade de identificação. A ferramenta registra uma média de 40 contatos por mês. Todos os questionamento e comentários são respondidos pelo RH e as respostas são divulgadas no mural. Já o Café com RH reúne profissionais de todos os níveis e departamentos para encontros informais e sigilosos com gestores de RH, e ocasionalmente com a diretoria, além de promover a integração entre as áreas administrativa e fabril. Em 2010 a empresa realizou 22 encontros. Para garantir que todos tenham a oportunidade de expor suas dúvidas, queixas ou ideias, a Tecfil ainda promove asReuniões de Respostas Rápidas no início de cada turno, com duração de 20 minutos. Além disso, a empresa realiza mensalmente o Plantão do RH para atender os funcionários do 3º turno do setor de produção. “Temos a preocupação de que todos tenham acesso às informações relativas à empresa, sejam elas estratégicas ou do cotidiano, abrindo a possibilidade para que todos os colaboradores questionem ou contribuam com novas ideias”, observa Ana Paula de Oliveira – Gerente de Desenvolvimento Humano.