Connect with us

Outros

Gestão de frotas para o setor público é a nova aposta da Guberman

Published

on

Texto: Assessoria de Imprensa

Viabilizar a gestão de frotas no setor público. Para que essa prática também se torne comum na esfera governamental, a Guberman desenvolveu uma versão do Frota SaaS, software para gestão de frotas baseado no modelo cloud computing (computação em nuvem), específica para o segmento. A ferramenta, que já atende à iniciativa privada desde 2008, agora, também está disponível para um nicho de mercado altamente especializado, ávido por eficiência, transparência, redução de custos, agilidade e segurança na administração de veículos.

Inclusive, é exatamente a redução de custos um dos principais atrativos da computação em nuvem para os diversos órgãos públicos. A tecnologia também traz os mesmos benefícios dos tradicionais aplicativos de gestão de frotas – como gerenciamento de combustível, manutenção, licenciamento, sinistros, multas, pneus, estoque, faturamento etc – só que a um custo bem mais baixo, em média R$ 10,00 por veículo.

Para oferecer ao setor uma ferramenta mais completa e personalizada, a Guberman ainda implementou uma série de customizações e funcionalidades próprias para frotas públicas. Entre elas destacam-se a gestão de pool de veículos, ou seja, o gerenciamento das solicitações de veículos que ficam à disposição dos servidores públicos; a gestão de contratos de manutenção e de locação de veículos etc.

De acordo com o diretor comercial da Guberman, Sérgio Guberman, a ideia é democratizar o acesso e trazer economia para um segmento que, apesar de ser o maior frotista do país, ainda não utiliza softwares voltados para o gerenciamento dos seus gastos com a frota que inclui caminhões, ambulâncias e veículos alugados. “A falta de interesse por essa tecnologia até então era em parte pelo desconhecimento dos benefícios, mas principalmente devido a restrições no orçamento público”, afirma.

Advertisement

Para Sérgio Guberman, com a computação em nuvem, o fator alto custo já não vai mais ser um empecilho. “Ela tem o preço bem mais acessível porque foi desenvolvida em ambiente web, dentro do conceito de software como serviço, no qual o cliente paga apenas pelo que usa”, destaca. No caso de gestão de frota, paga-se por veículo cadastrado, eliminando, com isso, as licenças de uso, hardwares, servidores, backups, estações pesadas e taxas de manutenção, responsáveis pelos altos custos dos aplicativos padrões.

No setor privado, é cada vez maior o número de empresas que substituem as versões corporativas pelas versões webs. Para Sérgio, o fato é uma tendência, que no caso da esfera pública se beneficia mais ainda. “A administração pública vai começar a pensar em gestão de frotas em seu estágio mais avançado, sem altos investimentos, bastando apenas que esteja conectado à internet”, conclui.

A segurança e o sigilo absoluto dos dados são outros diferenciais e estão garantidos porque, hospedado em data center de padrão internacional, tem disponibilidade de 99,9% de tempo e 100% de proteção sobre os dados.

A integração é outro destaque da computação em nuvem da Guberman. A tecnologia é totalmente flexível e aberta, comunicando-se facilmente com outros sistemas de gestão do mercado, sistemas de automação de abastecimento (CTF, Goodcard e Ticket Car) e sistemas de automação de pedágios (Sem Parar, Via Fácil), entre outros.

Guberman no setor público

Advertisement

A Guberman é uma software house especializada em soluções de alta tecnologia para qualquer tipo de empresa que movimenta frotas. Com quase 20 anos de mercado, os softwares estão presentes em todo o país em empresas de diversos tipos e tamanhos.

A evolução tecnológica, o aumento da demanda e compromisso do setor público em tornar mais transparente e eficiente a gestão dos gastos públicos motivaram a Guberman a investir mais nesse mercado. Atualmente, órgãos e instituições como Banco Central, Companhia Hidro Elétrica do São Franciso (Chesf), Polícia Militar do Amazonas e Samu já utilizam plataformas de gestão de frotas da Guberman.