Iveco

Roberval Andrade começa disputa em Brasília na frente


Felipe Giaffone, líder do campeonato, ficou com o terceiro melhor tempo do dia

Texto: Imprensa Fórmula Truck
Foto: Orlei Silva

Roberval Andrade, piloto da equipe Scania Corinthians Motorsport, começou a disputa da última etapa da temporada 2010 do Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Fórmula Truck, o GP Petrobras, em Brasília (DF), sendo o mais rápido do dia. Com o tempo de 1m11s332, Roberval ficou pouco mais de dois décimos à frente de Leandro Reis, da Original Reis Competições (1m11s587). O líder da temporada, Felipe Giaffone, da equipe Volkswagen, fechou as atividades no Autódromo Nelson Piquet na terceira posição marcando 1m11s624. Programação continua neste sábado (4), com mais duas sessões de treinos livres e o classificatório às 14hs.

Para Roberval Andrade, o início da busca pelo bicampeonato foi muito bom. “Sem dúvida, começamos bem. Fizemos um bom trabalho na pista hoje, mas ainda temos que melhorar. Felizmente já fizemos o melhor tempo e espero continuar assim no restante do fim de semana”. Falando pela disputa pelo título, Roberval espera contar com a ajuda de outros pilotos para conseguir tirar a diferença de 17 pontos para o líder Felipe Giaffone.

“Nosso caminhão leva uma vantagem aqui por ser mais potente, mas ao mesmo tempo o Giaffone foi o terceiro mais rápido do dia, um resultado que não é suficiente para nós. Para conquistar o bicampeonato eu preciso da ajuda de mais gente, mas de toda forma vou para a corrida querendo fazer a minha parte e espero contar com um pouco de sorte também”.

Já Leandro Reis, da equipe Original Reis Competições, saiu satisfeito após um excelente segundo tempo. “Foi um bom treino. Fizemos alguns ajustes mecânicos e conseguimos fechar com o segundo melhor tempo”. Sobre a discussão entre a disputa dos caminhões de motores 12 litros, caso do seu Scania, e os com motores 9 litros, como o Volkswagen de Giaffone, Leandro acredita que não exista uma diferença assim tão grande.

“Não existe uma diferença tão grande assim entre motores grandes e pequenos, acredito que na conversa é uma coisa, mas na pista é outra”. O piloto encerra falando sobre a sua expectativa para a disputa da última prova do ano. “Para o restante do fim de semana estou bom uma boa expectativa, contando com um bom ritmo do meu caminhão e espero ficar entre os ponteiros”.

O líder do campeonato, e terceiro nesta sexta-feira, Felipe Giaffone, saiu ainda mais confiante após a disputa dos treinos de hoje. “Acho que a briga será muito boa. Na realidade eu acredito que o Roberval está um passo a frente dos outros. O meu caminhão com motor nove litros está muito parecido com os outros maiores, então acredito que estamos fortes na disputa”.

Pensando na estratégia para o classificatório deste sábado e a disputa da corrida, Felipe ressalta o equilíbrio que deverá ser encontrado na disputa aqui em Brasília. “A diferença entre os caminhões é muito pequena e cada décimo de segundo será importante, mas preciso tomar cuidado para garantir uma boa posição de largada, porque será muito complicado ultrapassar caso eu inicie a corrida mais para trás no grid”.

A programação do GP Petrobrás continua neste sábado (4), às 9hs, com a disputa do terceiro treino livre. Um pouco mais tarde, às 11hs, acontece o quarto treino livre. Na parte da tarde, às 14hs, será realizada a tomada de tempo, com transmissão ao vivo pelo site da categoria (www.formulatruck.com.br).