Ford New Fiesta: sedan esportivo, completo e global
Um carro totalmente novo no conceito, no design, na proposta. Este é o New Fiesta, que a Ford lança no Brasil em agosto. Produzido com uma plataforma inédita global, ele chega ao mercado brasileiro com o mais avançado nível de segurança veicular de seu segmento, além de trazer um padrão primoroso de design. O New Fiesta introduz mais tecnologia na categoria, tem excelente relação de custo e oferece alta qualidade.
“O carro global da Ford é um sedan esportivo, criado para inovar o chamado segmento B Premium, formado por veículos de porte compacto com conteúdo. O New Fiesta foi concebido para ser referência em design e segurança, sem deixar de lado a qualidade e dirigibilidade com eficiência, apresentando a melhor relação custo-benefício da categoria”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Entre outras inovações, é o único do segmento a contar com 7 airbags e oferece 3 anos de garantia. O New Fiesta é um dos lançamentos mais importantes da Ford no mundo e chega para ocupar um lugar de destaque dentro do novo portfólio de produtos.
“O New Fiesta é um símbolo do atual momento de renovação da Ford no mundo. Foi projetado para ser um dos expoentes do nosso crescimento”, afirma Marcos de Oliveira.
Totalmente novo
Sexta geração da linha, o New Fiesta é um produto verdadeiramente global, oferecido com o mesmo padrão de construção e design em todas as regiões do mundo. Sua plataforma, carroceria e interior são totalmente novos.
O projeto contou com a participação dos centros de engenharia e Design mundiais da Ford. E o Brasil, como terceiro mercado global da Ford e responsável por um dos cinco centros mundiais de criação de produto da marca, teve um papel de destaque no seu desenvolvimento.
O lançamento do New Fiesta começou em meados do último ano, na Europa, onde já vendeu mais de 500 mil unidades e é líder de mercado. Em seguida, o carro passou a ser vendido em diversos países da Ásia. Este ano, o New Fiesta chega simultaneamente aos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil e outros países da América do Sul.
Ele é produzido em cinco fábricas ao redor do mundo: em Cuautitlán (México) para as Américas, em Valência (Espanha) e Colônia (Alemanha) para a Europa, e Nanjing (China) e Rayong (Tailândia) para a Ásia.
O design externo
O design foi um dos focos principais desse trabalho, com o objetivo de criar um carro bonito, capaz de cativar e entusiasmar os consumidores de várias nacionalidades. “O New Fiesta oferece o design mais atual da sua categoria. Ele é um carro que se destaca, à primeira vista, pela grande beleza exterior”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford América do Sul.
O New Fiesta nasceu dentro da evolução do conceito Kinetic. Essa é uma moderna linguagem, cujo elemento principal é criar um efeito de “energia em movimento”. Através de desenho fluído, com planos rápidos e jogo de luz e sombra, o objetivo foi criar um veículo atraente, onde sobressaem os contornos, as proporções e a harmonia.
“Criar um carro bonito para agradar diferentes pessoas e culturas foi o objetivo central do projeto. O resultado é um sedan esportivo e com personalidade e muito caráter”, diz João Marcos Ramos.
O New Fiesta é um automóvel atual. É um compacto Premium maior que os modelos convencionais hoje existentes e não perde em funcionalidade. Suas dimensões – 4,41 metros de comprimento com cerca de 1,70 m de largura; 1,45 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos – mostram um porte robusto e bom espaço interno na categoria. O porta-malas de 440 litros e acomoda diferentes bagagens.
A frente do veículo enfatiza a sua personalidade. Com desenho dinâmico e elegante, é marcada por uma grade dianteira cromada de três barras e por outra grade inferior no formato trapezoidal. A superfície do capô é trabalhada e seus contornos elevam o conceito da sensação de movimento. Os faróis são alongados e avançam pelas laterais. Seus refletores internos têm tratamento sofisticado.
A impressão de agilidade é marcada pelo formato da lateral do New Fiesta. O desenho tem fluidez. As linhas e planos contínuos também induzem a impressão de movimento. Um toque de esportividade é visto nas suas proporções com a sua finalização inclinada.
Há ainda o recurso de uma marcante linha de caráter, que corre pela lateral em sentido ascendente. Ela ajuda a produzir um contraste de luz e realça a cor da carroceria. Também existe um friso cromado separando a carroceria das janelas cujo brilho reforça a elegância. As maçanetas alinhadas aos vincos laterais mantêm a expressão de movimento. A esportividade é destacada ainda pelas rodas de liga leve de 15 polegadas.
A traseira do New Fiesta é elegante. De perfil alto, tem uma linha de corte curta para garantir um caráter esportivo. Sua aparência é robusta, mas harmônica com as demais partes do veículo.
As lanternas são duplas e saem da tampa do porta-malas avançando no sentido da lateral do veículo. Há uma régua central cromada como elemento de acabamento sofisticado. O desenho do para-choque, em peça única e totalmente integrada, amplia a imagem de solidez. Uma faixa inferior em preto provoca um efeito que alarga visualmente o veículo.
A esportividade e modernidade do New Fiesta estão também no leque de cores. São oito opções com tonalidades vivas ou sofisticadas, como as sólidas preto Bristol e branco Ártico, as metálicas prata Dublin, vermelho Magenta e cinza Varsóvia e as perolizadas vermelho Córdoba, verde Coimbra e azul Montecarlo.
O design interno
Os designers e engenheiros do New Fiesta pensaram em todos os detalhes do interior do veículo. A cabine apresenta um estilo e posicionamento tipo “cockpit”. Ou seja, permite envolver os ocupantes e dá fácil acesso às posições de comando.
Também foi criado um ambiente visualmente atraente. A forma é esportiva e agradável aos sentidos, principalmente pelo uso de materiais de acabamento com toque suave.
“O objetivo de agradar aos sentidos é a mais nova tendência do design interno. Além de criar um impacto visual importante, usamos materiais “soft touch” e buscamos uma ergonomia apurada”, explica Ramos.
Os ajustes da coluna de direção, os bancos bem posicionados e com diversas regulagens e a colocação dos pedais e da manopla do câmbio foram elaborados para atender motoristas de diferentes biótipos. O acesso confortável ao interior do veículo e o posicionamento dos equipamentos de comando e entretenimento também mereceram atenção especial.
“Nosso objetivo é que ele seja agradável e que não “canse” ao longo do tempo. Entendemos que o interior do New Fiesta é um ambiente elegante, esportivo e gostoso de ver”, ressalta Ramos.
Nova geração de equipamentos
A cabine do New Fiesta é inovadora em muitos aspectos. O painel, por exemplo, exibe na sua parte central uma tela multifuncional de LCD. Ela está posicionada de maneira a possibilitar uma visão clara e fácil acesso tanto para o motorista como para o passageiro.
Além de elemento de design moderno, a tela de LCD é inteiramente funcional. Concentra informações multimídia e funcionamento do veículo.
Os comandos, abaixo da tela, são dispostos em um teclado tipo celular. O design é inovador. Integra também o conjunto de som CD/MP3-player com entrada auxiliar e sistema RDS de informações de rádio.
A decoração do painel combina com os instrumentos disponíveis. Possui inserto prateado em vários locais do painel, incluindo as saídas de ar. Os mesmos insertos também estão no volante (somente na versão topo de linha) e nas laterais das portas. Assim, busca-se criar um ambiente elegante. Na versão mais completa, os bancos de couro trazem frisos laterais contrastantes.
A funcionalidade também está presente no New Fiesta. Existem cinco portas-copo, bolsa porta-revistas opcional no encosto do banco do passageiro, amplo porta-luvas e ponto de força de 12V no console. Item importante para conforto são as saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros.
Segurança integrada
Outro ponto fortíssimo no New Fiesta é o alto nível de segurança veicular. Um conjunto sofisticado e integrado de equipamentos faz dele o carro com padrão mais avançado de segurança do segmento. Entre outros recursos, oferece a opção de 7 airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina para a cabeça e um de joelho na posição do motorista, além dos freios ABS.
“O New Fiesta é um carro que foi desenvolvido para atender as máximas exigências de segurança. Ele recebeu a nota mais alta, cinco estrelas, nos rigorosos testes de impacto da agência Euro NCAP, órgão Europeu mundialmente reconhecido”, diz Luis Muniz, da Engenharia de Desenvolvimento da Ford.
A estrutura do New Fiesta foi projetada de forma a maximizar a proteção aos ocupantes em caso de impacto, com ampla aplicação de aços especiais de ultra-resistência em diversos pontos da carroceria, cuja rigidez torcional garante excelente robustez estrutural ao veículo.
Um sistema de absorção de energia de impacto aplicado nas portas reforça a proteção. A coluna de direção conta com um sistema avançado de absorção de energia de impacto.
Os airbags tem um papel fundamental na alta performance do sistema de segurança. Contra impactos laterais, o veículo traz airbags de cortina para proteção da cabeça, tanto dos passageiros da frente quanto dos de trás, e airbags laterais para proteção do tronco e pernas dos passageiros dianteiros. Além dos frontais para motorista e passageiro.
“Há ainda o airbag de joelho. Ele complementa a ação do airbag frontal instalado no volante, trazendo uma proteção extra para a região das pernas do motorista”, explica Muniz.
Existe ainda um sistema de classificação dos ocupantes que otimiza a resposta dos dispositivos de segurança, usando como referência, por meio de sensores, a utilização dos cintos, tamanho dos ocupantes, posição dos bancos e severidade do impacto.
Outros elementos de proteção são porta-luvas com sistema de absorção de energia, cinto de três pontos e terceiro encosto de cabeça na posição central do banco traseiro, como opcional. O carro traz também pontos de ancoragem para fixação de cadeiras infantis, utilizando o sistema LATCH, que é o mais reconhecido nesse campo. Existe também outro importante dispositivo de segurança: o travamento automático das portas a 7 Km/h.
Em termos de segurança passiva, o New Fiesta traz alarme de série, vidros e travas elétricas das portas com sistema de travamento central no painel e bocal de abastecimento sem tampa removível, com sistema de vedação de última geração.
Muita qualidade
O New Fiesta oferece um novo padrão de qualidade no segmento. Carro global presente em quatro continentes, foi concebido para atender os mais exigentes consumidores, num processo que envolveu testes em diversos países. Foram realizadas mais de 1.000 horas de desenvolvimento em túnel de vento.
“Validamos o produto nas mais diversas regiões, condições de piso e clima. Além disso, os testes em túnel de vento permitiram um excepcional coeficiente aerodinâmico. Nosso produto tem um desenho que minimiza o atrito com o ar e garante excelentes índices de economia de combustível, performance e conforto acústico”, afirma Klaus Mello, Gerente de Engenharia de Veículos da Ford.
Além da dirigibilidade e desempenho, a engenharia do silêncio foi uma preocupação do projeto do New Fiesta. A meta foi oferecer o carro mais silencioso da categoria.
“O New Fiesta tem um invejável nível de conforto acústico. Para isso, os compartimentos do veículo são altamente isolados e revestidos. Utilizamos um pára-brisa com propriedades de redução de ruído, além de isoladores no capô, nas caixas de rodas, no teto, nas colunas, nas portas, nos painéis, no assoalho e no porta-malas”, diz Mello.
Excelência em dirigibilidade
O New Fiesta tem uma dirigibilidade exemplar. Ele traz a chamada dinâmica veicular Ford, que se traduz em excelência na categoria em termos de estabilidade e conforto na direção.
Seu motor é o Sigma 1.6 Flex, da nova geração Ford no mundo. Leve, potente, silencioso, durável e com baixo nível de emissões, proporciona uma excelente relação de consumo e performance. Sua construção é moderna, contando com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio.
Possui acelerador eletrônico e uma calibração que produz 115 cv com etanol (@ 5.500 rpm) e 110 cv com gasolina (@ 6.250 rpm) e torque de 159 Nm com etanol (@ 4.250 rpm) e 155 Nm com gasolina (@ 4.250 rpm).
Com isso, o New Fiesta acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com gasolina e 11,5 segundos com etanol. A velocidade máxima é limitada a 190 km/h, com ambos os combustíveis. De acordo com resultados de consumo de combustível obtidos pelas normas NBR6601/NBR7024 e ajustados pelos valores do CONPET/INMETRO, ele roda 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 12,7 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol. O que resulta em um consumo médio ponderado de 12,3 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol. O tanque com capacidade de 47 litros garante ótima autonomia.
A transmissão manual de cinco velocidades, da família IB5, com estrutura leve de alumínio fundido sob alta pressão, tem relação de marchas otimizada para o veículo. O câmbio acionado por cabos de aço e a embreagem com assistência hidráulica proporcionam engates precisos.
A utilização da direção elétrica traz linearidade e progressividade ao volante. Ela ajusta automaticamente o esforço ao volante de acordo com a velocidade do veículo, com respostas rápidas, sem tirar a conectividade do motorista com o piso. Conta com um sistema de compensação de deriva (DPC) que minimiza a fadiga do condutor em estradas retas e também com um sistema avançado de atenuação de vibrações.
Os freios também contribuem para essa sensação de confiança e “carro na mão” que o New Fiesta passa ao motorista. Eles proporcionam controle e estabilidade para paradas seguras, com acerto preciso, fácil modulação e ABS opcional.
Inovação no mercado
O New Fiesta inova também ao oferecer versões completas nesse segmento de veículos. No total, são apenas três conjuntos de versões. Na primeira versão, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player MP3, com entrada auxiliar para conexão de dispositivos eletrônicos, computador de bordo e alarme perimétrico de série. A segunda versão inclui freios ABS. E a terceira versão traz ainda bancos de couro, 7 airbags, direção com raios em acabamento metálico e descansa-braço das portas em vinil.
O New Fiesta chega ao mercado com preço a partir de R$49.900 (versão 1), R$51.150 (versão 2) com freios ABS, e R$54.900 (versão 3). Ele também conta com a vantagem das revisões com preço fixo Ford, que garantem o mesmo valor em todo o Brasil e permitem ao cliente saber de antemão quanto vai gastar na manutenção.
“O New Fiesta tem 3 anos de garantia e manutenção econômica. Outra vantagem é o valor do seguro, que é um dos mais baixos da categoria”, diz Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto da Ford.
