Outros
Brasileiro está confiante em bom resultado em Curitiba
Apesar de nunca ter disputado a prova paranaense, Oliveira diz ter condições de terminar entre os dez primeiros na segunda etapa do IRC
Tudo pronto para a disputa do Rally Internacional de Curitiba 2010, prova que será realizada neste fim de semana (5 e 6 de março) e válida como a segunda das 12 etapas do IRC – Intercontinental Rally Challenge. As atividades oficiais têm início nesta quinta-feira (4) com largada promocional na Boca Maldita, no centro de Curitiba, seguida pelo Prólogo, etapa que definirá a ordem de partida dos carros no dia seguinte.
Para o piloto baiano Daniel Oliveira (GDK/Stohl Racing), que este ano faz sua estréia no IRC, ao volante de um Peugeot 207, da categoria S2000, a expectativa é de um bom resultado: “Esta vai ser a primeira vez que eu vou correr no Rally Internacional de Curitiba, espero continuar meu processo de aprendizado e terminar a prova em uma boa colocação. Acho que dá para chegar entre os dez primeiros”, previu o piloto de 24 anos. Daniel terá como navegador francês Dennis Giraudet, de 54 anos, que acumula seis vitórias no WRC (World Rally Championship) e já formou dupla com Carlos Sainz e Didier Auriol, entre outros grandes nomes do rali internacional.
Disputado na região metropolitana da capital paranaense, a edição deste ano do Rally de Curitiba terá um total de 493,26 km de percurso, dos quais 219,3 são de trechos cronometrados. Depois de enfrentarem o gelo e a neve da primeira etapa do IRC, realizada no Principado de Monte Carlo, em Mônaco, os 50 carros inscritos para a prova paranaense irão percorrer uma pista com piso predominantemente de cascalho. O percurso apresenta trechos variados e pontos de alta velocidade, o que agrada bastante aos pilotos.
A grande novidade preparada para o Rally Internacional de Curitiba 2010 é o Super Prime, evento planejado especialmente para o público, com capacidade para 15 mil pessoas. Com percurso de 3.100 metros, a pista apresenta curvas bastante acentuadas e o trecho mais interessante é a ponte onde os carros se cruzam, lembrando o circuito de Suzuka, no Japão, onde é disputada a etapa da Fórmula 1 daquele país.
Nesta quarta e quinta-feiras (3 e 4) as equipes vão para a pista para as sessões de reconhecimento do traçado e de shakedown. Na sexta-feira (5) e sábado (6), têm início as disputas das 15 especiais previstas para a prova.
Nascido em Salvador (BA), Daniel Oliveira é o primeiro brasileiro com a carreira inteiramente direcionada a nível internacional para os ralis de velocidade e único representante nacional que disputa a temporada regular do Intercontinental Rally Challenge.