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OSRAM E VOLKSWAGEN DESENVOLVEM PROJETO INOVADOR DE ILUMINAÇÃO AUTOMOTIVA

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O carro conceito L1 da montadora alemã contará com um dos mais modernos e eficientes sistemas em iluminação automotiva, o JOULE da OSRAM
Texto: Imprensa Osram

Apresentado no Salão do automóvel de Frankfurt, o L1, novo conceito da Volkswagen apresenta tecnologias revolucionárias em termos de iluminação. O veículo que, segundo a montadora alemã, pode ser fabricado em série em 2013, conta com faróis equipados com o sistema JOULE da OSRAM composto por módulos de LEDs. Essa tecnologia permite controlar as principais funções de iluminação e consome muito menos energia que os faróis convencionais.

Para a OSRAM, a previsão é que esse sistema seja introduzido em produção já em 2010. A iluminação conta com diodos de alta performance e refletores desenvolvidos pela Volkswagen que proporcionam iluminação ideal para a estrada e complementam os módulos de LEDs.

Guilherme Sartori, gerente de produtos da OSRAM do Brasil, afirma que dispositivos a LED, compactos e eficientes, serão fundamentais para equipar os veículos elétricos, uma vez que a economia desses componentes pode alcançar 40W por farol em relação às lâmpadas halógenas. Isso porque essa tecnologia é capaz de utilizar menos de 15W de potência por farol.

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Com o consumo próximo a 19 watts a iluminação do carro L1 é muito mais eficiente que os faróis convencionais quer normalmente utilizam lâmpadas halógenas de 55W. Até mesmo as lâmpadas de xenon não alcançam a mesma eficiência energética dos LEDs. Seu consumo chega a ser 20% superior ao sistema JOULE.

“Eficiência e facilidade na integração são boas razões para confiar nas soluções de LED para os faróis do nosso carro de 1 litro. Essa tecnologia é tão inovativa quanto o nosso veículo”, constatou Henning Kiel, engenheiro de iluminação da Volkswagen.

Fontes de LEDs substituíveis representam uma boa alternativa para as lâmpadas já disponíveis na indústria. “Elas podem trazer benefícios significantes tanto para os consumidores finais quanto para a produção de veículos, já que os LEDs têm elevada durabilidade, são flexíveis para aplicação e contam com estruturas resistentes a impactos e vibrações”, diz Sartori da OSRAM.

O sistema JOULE foi desenvolvido com a colaboração de dois segmentos da OSRAM, o de Iluminação Automotiva e o de Semicondutores Óticos, divisão especializada em LEDs. Desse modo, a empresa de iluminação em parceria com a montadora Volkswagen, responsável pela produção dos refletores, foi capaz de colocar em prática o projeto do carro de 1 litro, uma tendência para o futuro da iluminação automotiva.

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